Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Compositora faz música para contar histórias de pessoas comuns por R$ 3.500

Elisa Gatti presenteava amigos com composições próprias e fez disso um negócio - Divulgação
Elisa Gatti presenteava amigos com composições próprias e fez disso um negócio Imagem: Divulgação

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL

04/02/2016 06h00

A cantora e compositora Elisa Gatti, 31, sempre gostou de compor canções para presentear amigos. Em meados de 2015, ela decidiu transformar sua paixão pela música em negócio e fundou, com a sócia Sofia Sofner, 40, a empresa Músicas Personalizadas, que cria canções para contar histórias de pessoas comuns e marcar ocasiões especiais, como aniversários ou casamentos. Empresas também usam seus serviços.

O cliente conta a história que pretende transformar em música e ela compõe letra e melodia, de acordo com o pedido. Todo o processo –da entrevista à finalização da música em estúdio- leva cerca de três semanas, segundo Gatti. É possível escolher o ritmo ou estilo musical, mas são as canções românticas que predominam.

“Uso os fatos mais marcantes como subsídio poético, mas tenho o cuidado de não fazer coisas muito literais, para que a música tenha sentido para quem conhece a história e para quem não conhece, também. Além disso, há todo um cuidado criativo com rimas e métricas nos versos”, afirma.

Antes de entrar em estúdio, o material é apresentado ao cliente, geralmente em voz e violão, para aprovação e ajustes. “Ninguém jamais mudou algo. Normalmente, a pessoa se emociona tanto que já começa a chorar antes de ouvir o produto final”, diz.

Preço varia com o arranjo

São dois modelos de produção: o arranjo simples, com uma voz e um instrumento, e o arranjo completo, com vários instrumentos e vozes, inclusive um coral. Os preços partem de R$ 3.500. Segundo a compositora, há uma média de três pedidos por mês.

Músicas Personalizadas - Divulgação - Divulgação
Cliente recebe música no pen drive e letra manuscrita
Imagem: Divulgação

A gravação é feita em estúdios e com músicos parceiros, que são pagos por trabalho. “O produto final é de alta qualidade, similar ao que se ouve nas rádios”, declara.

O cliente recebe a música em um pen drive, acompanhado de kit personalizado com caixa de presente e a letra escrita por um calígrafo, para que possa virar quadro. Por ser um trabalho artesanal e exclusivo, ela afirma conseguir atender até cinco pedidos por mês.

Gatti é diretora de criação de uma agência de publicidade, o que ajuda a ter contatos no mundo corporativo. Ela também compõe jingles e hinos para empresas.

Compõe em outros idiomas

Entre os trabalhos já feitos, há uma música metade em português e metade em espanhol composta para um casal formado por uma brasileira e um chileno, além de uma canção criada por Gatti e que foi gravada pela própria cliente. “Dei o treinamento em estúdio para que ela gravasse com a própria voz”, declara. A empreendedora também compõe em italiano.

A empresa foi criada com investimento inicial de cerca de R$ 10 mil, usados, basicamente, em divulgação: construção do site, material gráfico e marketing online. O objetivo é tornar a empresa mais conhecida, principalmente por meio de participação em feiras corporativas e de noivas.

“Queremos firmar parcerias com produtoras de vídeo de casamento, por exemplo, para fazer um videoclipe e entregar um material ainda mais completo. Não vendemos um produto, vendemos uma experiência”, afirma.

Crescimento deve ser planejado

Eduardo Pugnali, gerente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo) diz que negócios que nascem a partir de uma paixão do empresário tendem a dar certo. “O lado positivo nesses casos é que a pessoa gosta e conhece muito do segmento.”

No entanto, o desafio é não deixar de lado questões relacionadas à gestão da empresa. Segundo ele, é necessário planejar e criar meios para a empresa crescer.

"Nesse caso, em que o negócio depende dela, ela precisa pensar em formar uma equipe capacitada e em ter modelos de remuneração para esses profissionais de maneira que não comprometa seus resultados. Não dá para esperar a demanda crescer para pensar nisso, senão perde-se a janela de oportunidade”, diz.

Onde encontrar:

Músicas Personalizadas:  www.musicaspersonalizadas.com

Engenheira fez faxina em loja e hoje tem 6 empresas

UOL Notícias