IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

O que fazer com ações da Petrobras após saída de Graça Foster e diretores?

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Sophia Camargo e Letícia Marçal

Do UOL, em São Paulo

04/02/2015 15h01

A renúncia da presidente da Petrobras, Graça Foster, e cinco diretores da estatal representa uma expectativa positiva para quem tem ações da empresa, segundo avaliam especialistas ouvidos pelo UOL.

Na terça-feira (3), as ações dispararam 15% com o anúncio da possível mudança na direção da empresa.

Para Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da TOV Corretora, são muito grandes os desafios que nova diretoria irá encontrar, mas a mudança já representa um passo positivo. "Ainda que seja um fato modesto para o tamanho do problema, já é alguma coisa", diz.

Leandro Martins, analista-chefe da Walpires Corretora, também está otimista com a troca da diretoria. "A expectativa é de alta nos papéis, pois a ação caiu muito e a mudança mostra que os rumos da companhia devem mudar", afirma.

Clodoir Vieira, economista da Compliance Comunicação, afirma que a expectativa positiva só irá se concretizar após o mercado verificar as atitudes dos novos diretores. "Até agora, o rumo da empresa é uma incógnita."

Veja abaixo o que os especialistas recomendam sobre ações:

Tenho ações da Petrobras. O que eu faço?
LOGO PETROBRAS - Antonio Lacerda/Efe - Antonio Lacerda/Efe
Imagem: Antonio Lacerda/Efe

Depende. Como a ação já perdeu muito com as recentes quedas, o ideal é esperar que ela suba para tentar recuperar um pouco do valor. A ação ainda deve sofrer muitas oscilações, por isso é melhor colocar um limite de perda com o papel.

"O mercado já mostrou que R$ 8 é uma barreira para o preço. Se cair abaixo disso, aconselho vender", diz Leandro Martins.

O conselho é válido até mesmo para aqueles que detêm ações da empresa desde que elas valiam cerca de R$ 41, em 2008, maior valor de mercado da sua história.

Para Martins, é melhor estabelecer um ponto limite para a perda e fazer constantemente uma avaliação dos investimentos, para ver se ainda vale a pena manter o dinheiro aplicado na ação. "Não dá para comprar (a ação) e casar com ela, sendo sócio na alegria e na tristeza", diz.

Outro ponto a ser considerado é o tempo que o investidor pretende manter a aplicação.

Segundo Clodoir Vieira, se o investidor quer deixar o dinheiro aplicado em ações por um prazo inferior a um ano e tiver Petrobras na carteira, é melhor vender a ação e procurar papéis de companhias que estejam menos sujeitas à volatilidade.

Tenho ações da Petrobras no FGTS
fgts petrobras - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Mantenha. Há uma expectativa de melhora do preço com a mudança da diretoria. Além disso, a alternativa é receber o rendimento do FGTS, que é metade da caderneta de poupança: 3% ao ano, mais TR.

É hora de comprar ações da Petrobras?
PETROBRAS - Antonio Scorza/AFP - Antonio Scorza/AFP
Imagem: Antonio Scorza/AFP

Depende. Para Pedro Paulo Silveira, o cenário ainda é muito incerto para comprar. "Só compre se for colocar um percentual muito pequeno da poupança, um porcentual que tolera risco: aí talvez valha a aposta", diz.

Somente quem tem o perfil especulativo pode se arriscar agora, afirmam Clodoir Vieira e Leandro Martins. Nesse caso, o investidor tem de estar atento às notícias para comprar e vender num prazo muito curto. Se a intenção é investir com prazo mais longo, é melhor aguardar uma definição do rumo da companhia.