O que fazer com ações da Petrobras após saída de Graça Foster e diretores?
A renúncia da presidente da Petrobras, Graça Foster, e cinco diretores da estatal representa uma expectativa positiva para quem tem ações da empresa, segundo avaliam especialistas ouvidos pelo UOL.
Na terça-feira (3), as ações dispararam 15% com o anúncio da possível mudança na direção da empresa.
Para Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da TOV Corretora, são muito grandes os desafios que nova diretoria irá encontrar, mas a mudança já representa um passo positivo. "Ainda que seja um fato modesto para o tamanho do problema, já é alguma coisa", diz.
Leandro Martins, analista-chefe da Walpires Corretora, também está otimista com a troca da diretoria. "A expectativa é de alta nos papéis, pois a ação caiu muito e a mudança mostra que os rumos da companhia devem mudar", afirma.
Clodoir Vieira, economista da Compliance Comunicação, afirma que a expectativa positiva só irá se concretizar após o mercado verificar as atitudes dos novos diretores. "Até agora, o rumo da empresa é uma incógnita."
Veja abaixo o que os especialistas recomendam sobre ações:
Tenho ações da Petrobras. O que eu faço?
Depende. Como a ação já perdeu muito com as recentes quedas, o ideal é esperar que ela suba para tentar recuperar um pouco do valor. A ação ainda deve sofrer muitas oscilações, por isso é melhor colocar um limite de perda com o papel.
"O mercado já mostrou que R$ 8 é uma barreira para o preço. Se cair abaixo disso, aconselho vender", diz Leandro Martins.
O conselho é válido até mesmo para aqueles que detêm ações da empresa desde que elas valiam cerca de R$ 41, em 2008, maior valor de mercado da sua história.
Para Martins, é melhor estabelecer um ponto limite para a perda e fazer constantemente uma avaliação dos investimentos, para ver se ainda vale a pena manter o dinheiro aplicado na ação. "Não dá para comprar (a ação) e casar com ela, sendo sócio na alegria e na tristeza", diz.
Outro ponto a ser considerado é o tempo que o investidor pretende manter a aplicação.
Segundo Clodoir Vieira, se o investidor quer deixar o dinheiro aplicado em ações por um prazo inferior a um ano e tiver Petrobras na carteira, é melhor vender a ação e procurar papéis de companhias que estejam menos sujeitas à volatilidade.
Tenho ações da Petrobras no FGTS
Mantenha. Há uma expectativa de melhora do preço com a mudança da diretoria. Além disso, a alternativa é receber o rendimento do FGTS, que é metade da caderneta de poupança: 3% ao ano, mais TR.
É hora de comprar ações da Petrobras?
Depende. Para Pedro Paulo Silveira, o cenário ainda é muito incerto para comprar. "Só compre se for colocar um percentual muito pequeno da poupança, um porcentual que tolera risco: aí talvez valha a aposta", diz.
Somente quem tem o perfil especulativo pode se arriscar agora, afirmam Clodoir Vieira e Leandro Martins. Nesse caso, o investidor tem de estar atento às notícias para comprar e vender num prazo muito curto. Se a intenção é investir com prazo mais longo, é melhor aguardar uma definição do rumo da companhia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.