IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Inflação, reforma administrativa e outros temas podem afetar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/06/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta quarta-feira (9).

1) Inflação no Brasil - A inflação no Brasil volta ao foco dos investidores nesta quarta-feira (9), pois o IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística) divulga o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do mês de maio.

O indicador representa a inflação oficial do país.

Um aumento da inflação pode forçar o Banco Central a intensificar o ritmo de aumento da taxa básica de juros, a Selic, e alterar as decisões dos investidores.

Isso pode gerar grande movimentação na Bolsa hoje. Por isso, fique atento.

2) Reforma administrativa - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (8) que deve instalar hoje (9) a comissão especial para analisar o mérito da reforma administrativa.

A reforma é aguardada pelo mercado, pois tem como foco enxugar a máquina pública e, portanto, diminuir os gastos do governo.

Por isso, conforme o processo correr durante o dia, a Bolsa pode responder ao assunto.

3) CPI da Covid - A CPI da Covid deve ouvir hoje o coronel Antônio Elcio Franco Filho, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde. A comissão deseja esclarecer suas ações no abastecimento de insumos para os estados durante a crise sanitária.

Como pode gerar incerteza política, o mercado pode reagir ao depoimento nesta quarta-feira (9).

4) Petróleo nos EUA - Como acontece toda semana, será divulgado hoje às 11h30 o relatório de estoques de petróleo dos EUA. Os dados costumam afetar o preço das ações das empresas de petróleo por lá.

Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo dos EUA, o indicador pode afetar diretamente as ações da empresa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.