Só para assinantesAssine UOL

Em que ações investir para receber dividendos direto na conta?

Quer receber matérias como essa toda semana no seu e-mail? Assine a newsletter UOL Investimentos.

Para quem investe em ações, os dividendos são uma forma de ter lucro com esses ativos. Esses pagamentos são uma forma de ganhar uma renda passiva, pagos diretamente na conta e sem imposto de renda.

Mas é preciso ter atenção em que ações colocar o seu dinheiro. Se Petrobras e empresas de mineração estavam entre as maiores pagadoras de dividendo até agora, esse cenário vai mudar daqui para a frente.

O que os especialistas esperam para a Bolsa? No segundo semestre, investidores esperam o começo do corte de juros, a valorização do real em relação ao dólar e a aprovação da reforma tributária. Além disso, esperam bons resultados de empresas e a melhora de alguns setores.

Quais ações serão as campeãs no pagamento de dividendos daqui para frente? Wendell Finotti, presidente da plataforma Meu Dividendo, calculou quais ações devem pagar mais nos próximos 12 meses a pedido do UOL.

O cálculo leva em consideração o dividend yield. Esse número é quanto a empresa deve pagar de dividendo em cima do valor da ação. Ou seja, é o seu lucro apenas com dividendos para aquele papel. Veja a lista:

  1. Banrisul (BRSR6): 12,83%
  2. BB Seguridade (BBSE3): 9,44%
  3. Banco do Brasil (BBAS3): 9,11%
  4. Copasa (CSMG3): 8,11%
  5. Klabin (KLBN3): 7,56%
  6. Klabin (KLBN4): 7,56%
  7. TIM (TIMS3): 6,77%
  8. Telefonica (VIVT3): 6,01%
  9. Itaúsa (ITSA4): 5,50%

Fonte: Meu Dividendo, com DY projetado para os próximos 12 meses.

Em que ações investir para ganhar com dividendos direto na conta?

Bancos e seguradoras devem pagar bons dividendos. É por isso que BB Seguridade e Banco do Brasil estão na lista. Essas duas empresas lucram bem quando os juros estão altos - e o início da queda da Selic não deve mudar isso tão cedo, diz o especialista. Bradespar e Bradesco também devem ser boas pagadoras de dividendo, acredita Finotti, embora ele não consiga calcular qual será o DY do ano.

Continua após a publicidade

Tim e Banrisul tiveram bons resultados no ano até agora. Por isso, podem fazer uma boa distribuição desses lucros para seus acionistas. É também o caso da Cielo e da Itaúsa, que não estão no ranking.

Mas essas não são as ações que mais crescem na Bolsa. Há ações small caps, aquelas que têm mais potencial de crescimento, que mais que triplicaram de valor desde o começo do ano. Desde o início de 2023, o índice que acompanha as small caps subiu 13,26% até o final de junho, segundo levantamento feito pelo Trademap. Isso porque essas empresas não devem pagar dividendos. Além de muitas estarem endividadas, precisam reinvestir o lucro que porvetura venham a ter para crescer mais.

Além das ações que estão na lista, outra aposta são as empresas de energia. É o exemplo de Taesa (TAEE11), Cemig (CMIG4) e Engie (EGIE3). Elas continuarão sendo boas pagadoras aos acionistas, diz o especialista. Isso porque são consideradas "pagadoras perenes" pelo mercado, porque seu faturamento é muito previsível. "Ninguém deixa de pagar a conta de luz, não é?", diz Finotti.

É importante lembrar que essa é apenas uma projeção. Não é possível saber quanto as empresas irão pagar aos seus acionistas no futuro, e essa projeção pode não se realizar por causa de mudanças no mercado. Investimentos em ações também sofrem com a instabilidade. O ideal é investir de acordo com o seu perfil de risco.

Quais foram as campeãs de dividendos no último ano?

A plataforma Trademap levantou quais foram as ações que mais pagaram aos acionistas nos últimos 12 meses. Confira:

Continua após a publicidade
  1. Petrobras (PETR4): 50,23%
  2. Petrobras (PETR3): 44,82%
  3. CSN (CSNA3): 28,94%
  4. Marfrig (MRFG3): 22,94%
  5. CSN Mineração (CMIN3): 21,78%
  6. Gerdau (GGBR4): 13,66%
  7. Bradespar (BRAP4): 13,19%
  8. Banrisul (BRSR6): 12,83%
  9. JBS (JBSS3): 11,45%
  10. Gerdau Metalúrgica (GOAU4): 10,66%
  11. Taesa (TAEE11):10,47%

Fonte: TradeMap

A lista para quem quer investir daqui para a frente é bem diferente do ranking do ano passado. Isso porque já se sabe que muitas companhias não vão ter o mesmo lucro do ano passado.

Empresas exportadoras de minério e ferro devem ter lucros menores. É o caso de empresas como Vale (VALE3), CSN Mineração (CMIN3) e Gerdau (GGBR4).Como elas dependem de exportar para a China - e a retomada da economia do país oriental ainda não aconteceu, elas devem lucrar menos. Com a queda do dólar e a valorização do real, o lucro de empresas exportadoras como Suzano (SUZB3), JBS e Marfrig também deve ficar mais achatado daqui para frente - o que impacta nos dividendos.

Petrobras (PETR3 e PETR4) também não deve pagar mais como antes, diz. "A empresa já divulgou que vai salvar parte de seu lucro para investir em novas formas de geração de energia", diz o especialista.

Ainda assim, não é uma ação a se desprezar. A Petrobras - mesmo possivelmente distribuindo menos ou mudando sua política - é a empresa da Bolsa que mais lucra. PETR3 e PETR4 representam 11,4% do Ibovespa.

Continua após a publicidade

Aulão: como sair da poupança com segurança para ganhar mais dinheiro

A poupança é o investimento mais usado pela maioria dos brasileiros. Mas há outras opções que podem ser mais vantajosas e que rendem mais.

Para quem está começando a investir, UOL terá uma série de quatro aulas ao vivo sobre como diversificar sua carteira. A série começa no dia 1° de junho.

O tema será "Como sair da poupança com segurança para ganhar mais dinheiro". Falaremos sobre as opções de investimento que existem, como avaliar o seu perfil para investir de acordo com sua tolerância ao risco, como diversificar sua carteira e como saber se os seus investimentos estão de acordo com os seus planos e sonhos.

As quatro aulas já estão no ar. O primeiro episódio e fala sobre quais são os principais investimentos existem, como funcionam e quais são seus riscos. Assista à aula completa aqui. Já o segundo episódio mostra como descobrir qual é o seu perfil de investidor para aplicar melhor seu dinheiro, veja aqui. Já a terceira aula fala sobre como montar uma carteira de investimentos e está disponível aqui. O último episódio, sobre como movimentar sua carteira, pode ser assistido na íntegra aqui.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.

Continua após a publicidade

Assinantes do UOL podem reassistir às aulas quantas vezes quiserem. Ao final, os assinantes ainda vão ganhar um guia exclusivo sobre como investir além da poupança. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como ter renda passiva pingando na sua conta com os investimentos. Para saber mais, acesse o especial "Guia de Investimentos para ter Renda Passiva", exclusivo para assinantes.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. Há ainda conteúdos diários sobre diversos tipos de ativos.

Continua após a publicidade

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes