Como não gastar e investir todos os meses? Pense no seu 'eu do futuro'
Você é daqueles que, ao final do mês, percebe que não sobrou nada para investir? Veja como não gastar o dinheiro que você reservou para as suas aplicações. "Se você não coloca 'intenção' nesse dinheiro, se você não prioriza o seu investimento no início do mês, a tendência é que você gaste mesmo", diz a planejadora financeira Keylla Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.
Essa matéria faz parte da série sobre o universo das finanças comportamentais. É um um trecho do programa completo de 30 de novembro. A série trouxe outras três lives, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem. Veja o primeiro, o segundo e o terceiro aulão completos.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como sair das dívidas para começar a investir. Para saber mais, acesse "Depois de sair das dívidas, como investir para realizar seus sonhos?".
Como direcionar o dinheiro para os investimentos
Não deixe sobrar dinheiro. Keylla diz que o dinheiro que sobra é "aquele dinheiro sem intenção" e que vira gasto. "Se você não coloca 'intenção' nesse dinheiro, se você não prioriza o seu investimento no início do mês, a tendência é que você gaste mesmo", afirma. Portanto, diz ela, não espere sobrar dinheiro para investir. "Quando a gente fala de gestão financeira, não podemos esperar sobrar dinheiro para investir", afirma.
Use o "orçamento base zero". Essa metodologia visa dar rumo para cada real que entra na sua estrutura financeira. É como "carimbar" o seu dinheiro, seja para pagar seus gastos, seja para os seus investimentos.
Faça o seu orçamento, entendendo quais são os gastos fixos, os variáveis e os eventuais. "Faça uma estimativa de quanto você vai direcionar para cada uma dessas categorias, e entenda também quanto que seus projetos custam", diz. Assim, segundo ela, fica mais fácil definir a sua capacidade de poupar. "A partir disso, você vai conseguir levantar o valor necessário para direcionar para a sua reserva, para os seus investimentos", afirma.
Direcione o valor para o seu "eu do futuro". "Essa será sua prioridade assim que começar o mês. Ou seja, a primeira coisa a fazer é separar o dinheiro que vai para o seu 'eu do futuro', e o que resta vai para o seu padrão de vida. Mude a ordem das coisas. O investimento ganha prioridade", declara.
Por que é importante pensar assim? Essa estratégia te ajuda a fugir de um erro de percepção chamado de "desconto hiperbólico", que é a crença infundada na sua capacidade futura. "É aquela sensação de que 'mês que vem será melhor', 'até o final do mês eu vou conseguir guardar dinheiro', 'daqui a cinco anos começo a guardar para a minha aposentadoria, porque vou ter aumentado a minha renda'. Ou seja, a gente sempre acredita que no futuro nós seremos melhores ou vamos conseguir ter mais controle dos nossos impulsos", diz.
Do mesmo jeito que você tem compromisso de pagar aluguel, de pagar a conta de luz, de fazer as compras do mês, você também tem o compromisso de todo mês direcionar um valor para o seu 'eu do futuro'.
Keylla Santos, planejadora financeira
A gente enxerga o nosso 'eu do futuro' com mais capacidade do que realmente é. Mas a gente precisa trabalhar com as ferramentas que nós temos em mãos. Por isso, a sugestão: O que você pode fazer hoje?
Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.
Aulão: Entenda suas emoções para investir melhor seu dinheiro
Não adianta só entender como funciona cada tipo de investimento. Para investir bem, você precisa entender o seu perfil e como suas emoções podem ajudar ou atrapalhar nas escolhas que você faz com seu dinheiro. Pensando nisso, o UOL preparou uma série de três lives para falar sobre o universo das finanças comportamentais, para ajudar os investidores a usar as emoções a seu favor e tomar decisões mais inteligentes e rentáveis.
A primeira live mostra que, no momento de fazer escolhas dos investimentos, não são só questões racionais que interferem. Há as influências e os erros na forma de perceber as informações. O segundo aulão mostra como sua mentalidade te atrapalha na hora de escolher os melhores investimentos. O terceiro fala sobre como lidar com suas emoções para tomar decisões mais inteligentes e rentáveis nos investimentos.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre Como sair das dívidas e ter mais dinheiro para investir e realizar sonhos. Para saber mais, acesse este link.
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário