Se você é autônomo, veja como organizar o dinheiro para pagar as contas
Muitos profissionais autônomos ainda sofrem para organizar as finanças. Veja o que fazer para colocar as contas em ordem. "A vida profissional do autônomo vai ter sempre duas engrenagens separadas, mas que estão unidas: o profissional, com seu valor, e a sua vida pessoal, com seus gastos", afirma a planejadora financeira Lueny Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.
Esse é um trecho do programa de 21 de dezembro. Veja a live completa. Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre sobre o universo das finanças comportamentais. Para saber mais, acesse "O que ter em mente para tomar as melhores decisões com seu dinheiro".
Como separar o pessoal do profissional
O cenário ideal é ter uma reserva financeira da sua vida profissional. O autônomo deve separar o pessoal do profissional. Segundo ela, o profissional vai ter uma volatilidade de faturamento. Há meses em que você vai faturar muito; em outros, não. "Essa separação da reserva profissional vai te ajudar em meses de faturamento menor [férias, pagamento de 13º de funcionários, etc.]", diz.
Tire o seu pró-labore do profissional. "Com o pró-labore no pessoal, você irá definir qual o seu padrão de vida, quais escolhas financeiras você vai fazer dentro daquele valor que o seu profissional consegue pagar ", afirma.
Se não tem essa reserva profissional, a dica é começar hoje uma mudança na sua vida financeira. "Tenha clareza do seu padrão de vida e uma meta para controlar os seus gastos do dia a dia, além de uma estratégia para controlar essa meta que você definiu", afirma Lueny.
Pagar o 13º dos funcionários pode ter a mesma estratégia do IPTU. "Você já sabe que no final do ano precisará pagar o 13º dos funcionários. Você, então, se organiza ao longo do ano todo. Some o valor que precisar dispor para essas despesas e divida por 10 meses, por exemplo.
Olhar para o seu padrão de vida é muito importante. A vida profissional do autônomo vai sempre ser duas engrenagens separadas, mas que estão unidas: o profissional, com seu valor, suas estratégias como negócio, e a sua vida pessoal, com seus gastos, como moradia, transporte, lazer, etc. Uma coisa sempre vai depender da outra.
Lueny Santos
Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.
Aulão: Organize suas finanças em 2024 de uma vez por todas
Ano novo é um bom momento para organizar as finanças. Saiba como fazer isso - como e manter o planejamento por todo o ano - em uma série de três lives do Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL Investimentos.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.
Abordaremos passos práticos para a elaboração de um orçamento, principalmente para aqueles que se sentem perdidos nesse processo. Explore conosco as opções de investimento na renda fixa e variável. Entenda as possibilidades que existem para o seu dinheiro e tome decisões informadas. Também discutiremos estratégias para gerenciar suas finanças e realizar sonhos, seja viajar, estudar, abrir um negócio ou mudar de emprego, com metas alcançáveis para 2024.
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.