Só para assinantesAssine UOL

Quer ter um futuro tranquilo? Veja onde investir para isso

Você quer ter uma renda extra quando se aposentar, mas não sabe onde investir para isso?

Conheça os produtos financeiros recomendados para o longo prazo. "Para conseguir compor uma carteira estratégica pensando no longo prazo, você precisa ter a clareza da diferença entre os produtos", diz a planejadora financeira Lueny Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.

Essa matéria é um trecho do terceiro aulão da série sobre como se planejar para a aposentadoria. Leia abaixo a análise da planejadora financeira. Veja a live completa do dia 22 de fevereiro aqui. Serão quatro lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem. Veja o primeiro e o segundo aulão aqui.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como sobre organizar suas finanças em 2024. Para saber mais, acesse "Do Tesouro Direto à Bolsa de Valores: onde começar a investir seu dinheiro".

Onde investir para o futuro

No mercado financeiro, há duas possibilidade de investimento:

Emprestar dinheiro para alguém (governo, bancos e empresas). Para o governo, via títulos públicos do Tesouro Direto; para os bancos, via CDB, LCI e LCA; para as empresas, via debêntures, CRI e CRA. "Quando você empresta dinheiro para o governo, através do Tesouro Direto, você também vai ter direito a uma renda passiva, porque esse dinheiro vai trabalhar a seu favor e, lá na frente, você vai ter um dinheiro que não veio diretamente do seu trabalho, mas, sim, dos juros daquele investimento", diz ela.

Continua após a publicidade

Comprar alguma coisa (empresas, imóveis e moedas e commodities). Em empresas, você pode se tornar sócio via ações; e em moedas e commodities, através da compra de moedas (dólar, ouro, etc.) ou investir em fundo que tem ouro e dólar, por exemplo. "Você consegue comprar esses produtos diretamente. Mas como escolher o produto que vai compor a sua carteira? Conforme a sua meta de rentabilidade e com o seu perfil de investidor", diz Lueny.

Para você terceirizar a escolha dos seus investimentos, o caminho é via gestoras. Você pode investir em fundos de renda fixa, fundos de inflação, fundos multimercado, fundos de ações, fundos imobiliários, fundos de ouro e fundos dolarizados.

Aqui é uma estratégia para você terceirizar a escolha dos ativos. Você escolhe fundos de ações, conhece o gestor e a sua estratégia e entende como esse fundo funciona, para você ter clareza de que o seu dinheiro está em um lugar que, de fato, faz sentido para o seu cenário.
Lueny Santos

Para conseguir compor uma carteira estratégica pensando no longo prazo, você precisa ter a clareza da diferença entre os produtos. Para o seu longo prazo, todas essas opções são possíveis. O que muda de uma carteira para outra é o percentual deles na carteira.

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Aulão: Como montar o seu plano para uma aposentadoria tranquila

Saiba como fazer o planejamento da sua aposentadoria, onde investir e como montar uma carteira de longo prazo para atingir este objetivo. O primeiro aulão mostrou o que considerar ao montar seu plano para uma aposentadoria tranquila. O segundo aulão falou sobre a previdência privada. Serão quatro lives do Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL Investimentos.

Continua após a publicidade

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes