IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Quem venceu o debate?

25/10/2014 10h07

O debate realizado ontem na Globo conquistou a maior audiência da história dos debates. Com média de 30 pontos foi o confronto de candidatos que conseguiu manter o maior número de telespectadores desde o primeiro até o último bloco. Por isso, os dois capricharam ainda mais nos discursos.

Aécio foi o vencedor. Teve o melhor desempenho, formulou as perguntas mais adequadas e deu as respostas mais apropriadas. Manteve ótimo posicionamento diante das câmeras, parou de apoiar o corpo ora sobre uma perna, ora sobre a outra. Usou a ironia na medida certa e sua agressividade não ultrapassou a linha amarela.

Dilma deixou de responder a algumas questões, se enrolou na construção de frases e ultrapassou o tempo em vários momentos. Apesar desses aspectos negativos, não se abalou diante da competência oratória do adversário e passou a impressão de estar tranquila.

Então Aécio venceu? Sim e não. Sim. Por que aparentemente se saiu melhor no debate. Não. Se os telespectadores não julgarem que ele tenha sido vitorioso. A boa comunicação está além da qualidade técnica do orador. A eficiência de uma apresentação está no resultado, e não apenas no desempenho de quem se expõe em público.

De nada adianta, por exemplo, um profissional fazer a apresentação primorosa de um projeto ou de uma proposta se não conseguir sua aprovação. Da mesma maneira, pouco vale um vendedor fazer uma exposição excepcional de um produto se não conseguir o pedido do cliente.

Melhor seria se a apresentação fosse apenas razoável tecnicamente, mas que o projeto fosse aprovado, a proposta aceita e o produto vendido. Boa apresentação, portanto, é aquela que dá resultado. Assim, se Aécio conseguir os votos de que precisa, aí sim terá se saído melhor no debate. Caso contrário, a vitoriosa terá sido a Dilma.

Em 2006, por exemplo, Alckmin se saiu bem melhor que Lula nos debates. Tecnicamente foi muito superior, mas os eleitores julgaram diferente. A maioria foi para as urnas disposta a votar no candidato do PT. Portanto, quem venceu os debates na verdade foi Lula, que obteve os votos de que precisava para se eleger.

Não sei se os eleitores indecisos foram tocados mais pelo discurso de Aécio ou de Dilma. Também acho que nenhum eleitor que já tivesse tomado a decisão de votar em um ou outro candidato mudou o voto depois do debate. Também tenho dúvidas se as pesquisas conseguirão captar essa intenção do eleitor.

Conclusão. Como dizia com sabedoria meu avô: eleição se ganha na urna, na apuração. E maliciosamente emendava: em certos casos só na apuração, independentemente de como tenha sido a votação. Eram outros tempos. Ele mencionava sempre a história de Rui Barbosa que sabia ter vencido as eleições de 1910, mas quem levou foi Hermes da Fonseca. A toga ganhou na votação, mas a farda venceu na apuração.

A geração atual nunca viu o Brasil tão envolvido com uma campanha eleitoral como esta. As pessoas estão indo às urnas com vontade de depositar seu voto. Estão efetivamente interessadas no resultado. Se o debate teve influência para que o voto vá para Aécio ou Dilma só saberemos no domingo. Aí sim saberemos quem se deu melhor nesse confronto.