IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Ano novo, vida nova e dívidas nunca mais!

Getty Images
Imagem: Getty Images

29/12/2020 04h00

Ano novo, vida nova! É exatamente assim que a maioria das pessoas espera que vá acontecer logo que virar a página do calendário. Todos aqueles planos que você deixou parados, aquilo tudo que não concretizou, esta é a hora de colocar em prática.

Infelizmente, sempre há uma pedra no meio do caminho, e essa pedra, inclusive, tem nome: dívida! É ela que impede a maioria das pessoas de serem mais bem-sucedidas e terem uma vida mais tranquila. Entra ano, sai ano, e lá está ela, no topo dos seus gastos. Então, para isso não acontecer mais, hoje vou falar como se livrar das dívidas de uma vez por todas em 2021.

Raio-X

A primeira coisa que você tem que fazer é entender sua real situação perante as dívidas: para quem, quanto, há quanto tempo, quais os juros que você está devendo. Essas são informações básicas que você precisa saber para poder conseguir se livrar das dívidas de uma vez por todas.

Anote tudo em um papel, não pule nada e escreva desde a maior até a menor dívida que você tem. Vai tomar um pouco do seu tempo, mas é essencial para conseguir resolver sua situação.

Fazer empréstimo

Sabendo qual o tamanho das suas dívidas, a segunda coisa é entender como negociá-las. O empréstimo geralmente aparece como primeira opção na cabeça das pessoas, porque costuma ser um valor fácil de conseguir no banco e você consegue negociar parcelas que não atingem tanto assim o seu orçamento mensal.

Apesar de ser tentador, tome muito cuidado, pois é fácil demais você acabar pegando um valor muito maior do que deve e acabar comprometendo demais suas finanças. É a cura e o veneno ao mesmo tempo, pois muitas pessoas acabam ficando viciadas em empréstimos e acabam dependendo deles para viver. Empréstimo para pagar empréstimo... Já viu situação parecida por aí?

Consignado

Essa opção serve para quem tem uma renda fixa garantida e cumpre alguns outros requisitos, como ser funcionário com carteira assinada, funcionário público, pensionista e aposentado do INSS.

O bom dessa opção é que você consegue empréstimo de dinheiro com taxas mais baixas e seu salário já cai na sua conta com o valor descontado automaticamente. O ruim dessa opção é exatamente igual à parte boa.

Muitas pessoas acabam pegando consignados demais, muito altos, e acabam recebendo menos do que o valor que deixam para pagar as contas. Tenha cautela, porque é fácil você ter que trabalhar apenas para pagar seus consignados.

Renda extra

Esta é a melhor opção e a mais efetiva para você se livrar de todas as dívidas. Ganhando mais, você consegue pagar mais rapidamente as dívidas e o melhor: sem juros. Sim, você vai ter que trabalhar mais, vai ter que se dedicar para aumentar sua renda, e por isso dá tão certo.

Quando você consegue entender as más escolhas que fez na vida e que agora infelizmente vai ter que pagar caro por isso, começa a valorizar o bom uso do seu dinheiro daqui para frente. Você começa a não sair por aí gastando com o que bem entende, na hora que desejar.

Renda extra, além de ser um ótimo meio para aumentar seus ganhos e dar mais liberdade para a sua vida, seja pagando contas, seja investindo mais, seja gastando com coisas que são prazerosas a você, ainda abre sua mente e faz com que você exerça mais o seu lado empreendedor.

Você pode optar por um empréstimo bem calculado, um consignado bem pensado ou pela renda extra. O que não dá é para entrar mais um ano da sua vida cheio de promessas e desejos e acabar na mesma situação que o ano anterior: desanimado, cheio de dívidas e sem esperança. Aproveite sua vontade e mude de uma vez por todas. Dívidas nunca mais!