Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Conselhos que eu gostaria de ter recebido quando tinha 20 anos
Confesso que já passei há algum tempo dos meus 20 anos e fiz muita besteira com meu dinheiro durante esse tempo. Criei uma dívida de R$ 80 mil, paguei muitos juros para os bancos e desperdicei anos da minha vida com problemas que eram facilmente evitáveis.
Não gosto de ficar pensando no que poderia fazer de diferente no passado, pois sou feliz pela carreira que criei e ela só foi possível por causa desses erros. Porém, recebo essa pergunta de forma bastante recorrente, principalmente dos meus seguidores mais jovens, e decidi respondê-la neste post.
Comece a investir, mesmo que seja pouco dinheiro
Hoje, com menos de R$ 100, é possível fazer bons investimentos. Não acredite que esse valor, mesmo que seja pouco hoje, não faz diferença no futuro. Dentro da fórmula dos juros compostos (o motor por trás da rentabilidade dos seus investimentos), o fator que mais influencia seu dinheiro é o tempo.
Isso significa que o pouco valor investido é compensado pelo tempo em que seu dinheiro passa rendendo. Se você deixar os investimentos trabalharem por 20-30 anos, o valor aplicado vai multiplicar diversas vezes. Além disso, começar a investir cedo é importante para criar o hábito de cuidar das finanças desde os primeiros anos da vida adulta.
Na faculdade você vai aprender a ficar na média
Durante a faculdade você vai aprender o básico para se tornar um profissional na área que escolheu. A verdade é que é preciso buscar muito mais estudo e experiência depois de formado se deseja crescer na sua profissão.
Todos os cursos e as formações que trouxeram os melhores ganhos para a minha profissão foram feitos depois que concluí minha faculdade. Saiba que a formação acadêmica é só o primeiro passo para uma carreira de sucesso.
Não pense em comprar um carro ou uma casa a não ser que tenha uma boa grana guardada
Assim que começamos a ganhar dinheiro, um dos primeiros desejos que vem à mente é comprar um carro ou dar entrada em um imóvel. Tenha muita calma nesse momento e planeje melhor a aquisição desses bens.
A compra de um carro é cheia de custos escondidos: seguro, IPVA, manutenção, estacionamento, combustível. Mesmo que a parcela do financiamento caiba no seu bolso, vale lembrar que o custo real dele é muito maior que esse valor.
Comprar uma casa é uma decisão complicada e não deve ser feita em um momento instável da sua vida. É muito importante que você tenha bem definidos os próximos passos da sua carreira e como deseja planejar sua família. Caso contrário, a casa que você compra hoje pode ficar apertada ou longe de tudo, ou ambos em um futuro próximo.
Esses são 3 conselhos simples, mas que podem fazer toda a diferença no seu futuro financeiro e profissional. Não os subestime!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.