IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercado após atos golpistas: Bolsa sobe 0,54%; dólar tem alta de 0,27%

Pregão desta segunda-feira mostra reação do mercado financeiro aos atos articulados por golpistas em Brasília - damircudic/iStock
Pregão desta segunda-feira mostra reação do mercado financeiro aos atos articulados por golpistas em Brasília Imagem: damircudic/iStock

Do UOL, em São Paulo

09/01/2023 10h14Atualizada em 09/01/2023 15h27

Após operar em leve queda pela manhã, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), apresentava leve alta na tarde desta segunda-feira (9). Às 15h26, a alta era de 0,54%, com o índice em 109.574 pontos.

Já o dólar comercial subia levemente. Às 15h26, a alta era de 0,32%, com a moeda cotada a R$ 5,253.

Por que o mercado não se abalou?

  • "O mercado entende que o que aconteceu ontem, apesar de trágico, feio e humilhante para a história da República, não faz preço [não altera o mercado na Bolsa]", diz Matheus Spiess, analista da Empiricus.
  • "Não vai ter ruptura internacional, não vai ter golpe", afirma.
  • Os atos não representam uma mudança de política no Brasil, diz Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos.
  • Para Ilan Arbetman, analista de research da Ativa Investimentos, a percepção de risco do país foi afetada, mas não interfere na capacidade de crescimento das empresas da Bolsa brasileira.
  • Ainda assim, especialistas estão de olho no que irá acontecer nos próximos dias.
  • "Serão dias tensos nos mercados e na nação até que o Planalto restabeleça a ordem e que os militares se posicionem de vez", diz o economista André Perfeito.