IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Dólar fica quase estável, a R$ 5,071, com reunião do governo Lula e BC

Yuriko Nakao/Reuters
Imagem: Yuriko Nakao/Reuters

Do UOL*, em São Paulo

03/04/2023 17h22Atualizada em 03/04/2023 17h31

O dólar comercial fechou quase estável hoje, com variação de 0,05%, e cotado a R$ 5,071.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), caiu 0,37%, aos 101.506,18 pontos.

O mercado nesta segunda-feira

No Brasil, o mercado aguarda a reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O encontro tem previsão de começar às 17h.

Há tensão entre o governo Lula e o Banco Central devido à taxa Selic, atualmente a 13,75%. O presidente e seus ministros pressionaram para o Copom reduzir o índice, mas o grupo decidiu manter o valor da taxa.

A reunião entre o governo e a instituição ocorre após a divulgação do arcabouço fiscal. No geral, o mercado financeiro reagiu de forma benigna ao plano.

Após a apresentação do arcabouço, o real tem sido "apoiado pelo enfraquecimento dos prêmios de risco local e acreditamos que se manterá atrativo por conta dos altos níveis de taxa de juros domésticos", disse Eduardo Moutinho, analista de mercado da Ebury.

Cenário externo

Os contratos futuros do petróleo dispararam de manhã, depois que a Arábia Saudita e outros produtores da Opep+ anunciaram novos cortes na produção de cerca de 1,16 milhão de barris por dia, ameaçando um aumento imediato nos preços.

Investidores esperam o relatório de emprego norte-americano a ser publicado na sexta-feira, quando os mercados brasileiros estarão fechados por feriado.

"Os números poderão reafirmar o cenário mais resiliente de atividade neste começo de ano, desafiando a trajetória de desaceleração da inflação ao consumidor" nos EUA, disse equipe do Bradesco em nota.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com Reuters