Com baixa no consumo, setor de franquias tem queda de 1,4% no 2º trimestre
O faturamento das redes de franquias registrou queda de 1,4% no segundo trimestre deste ano em relação aos três primeiros meses de 2014, segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). De acordo com a entidade, a baixa foi motivada pela redução no consumo dos brasileiros.
No segundo trimestre, as redes de franquias faturaram R$ 27,9 bilhões contra R$ 28,3 bilhões no trimestre anterior, de acordo com os dados da ABF.
O desempenho de abril a junho, no entanto, foi 1,6% superior ao do mesmo perído de 2013, quando o setor arrecadou R$ 27,45 bilhões.
No semestre, o setor de franquias faturou R$ 56,2 bilhões, o que representa uma alta de 5,4% na comparação com o mesmo período de 2013 (R$ 53,3 bilhões).
ABF reduz previsão de crescimento
A queda de faturamento no segundo trimestre levou a ABF a reduzir a previsão de crescimento anual do setor de 7% para 5,5%. Essa é a segunda redução feita pela entidade. Em março, quando foi divulgado o desempenho do franchising no ano anterior, a expectativa de crescimento para 2014 era de 10%.
“Estamos em um ano atípico, envolvido pelos efeitos da Copa do Mundo e das eleições, em que a economia apresenta um baixo desempenho. No entanto, mesmo com essa conjuntura, o franchising permanece crescendo acima do PIB [Produto Interno Bruto]”, diz a presidente da ABF, Cristina Franco.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o PIB brasileiro apresentou queda de 0,6% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores. No acumulado do primeiro semestre, o crescimento foi de 0,5% em relação a igual período de 2013.
O levantamento da ABF mostra ainda que o número de abertura de unidades aumentou 3,6% no segundo trimestre, ante 1,2% de pontos de venda fechados no mesmo período. A expectativa, segundo a entidade, é de que o setor chegue ao final de 2014 com um aumento de 9% a 10% no número de unidades franqueadas.
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