IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Feira em SP tem garçom robô e produção de sorvete em forma de espaguete

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/06/2017 15h36

Um garçom robô que serve sorvete em forma de espaguete é uma das atrações da 33ª Fispal Tecnologia, feira internacional de tecnologia para a indústria de alimentos e bebidas, em São Paulo. O sorvete é produzido em dez minutos e servido pelo garçom robô, que na verdade é uma espécie de bandeja ambulante. 

O evento vai até sexta-feira (30) em São Paulo e terá 440 expositores. A expectativa é atrair 40 mil visitantes nos quatro dias. 

Sorvete parecido com espaguete

Para demonstrar a produção do sorvete e o funcionamento do robô, foram selecionados três sabores (pistache, nata e creme), três coberturas (goiabada, morango e frutas vermelhas) e farofa de chocolate branco ralado, granulado ou em forma de bolinha.

Ao fim, o sorvete é colocado em um pote de plástico e entregue pela bandeja ambulante para o cliente que fez o pedido. Todo o processo demora em torno de 10 minutos, segundo Ari Costa, professor de engenharia de produção do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), que idealizou o projeto.

"As cores dos sabores foram escolhidas estrategicamente para imitar um prato de espaguete com molho vermelho e queijo e, assim, despertar a curiosidade dos visitantes da feira", diz Costa.

Garçons robôs já existem

O professor Costa reconhece que garçons robôs já são usados em alguns lugares e que, na edição passada da Fispal, já foram apresentados alguns. Ele afirma, no entanto, que esse robô está integrado à linha de produção, composta por 15 máquinas que conversam entre si. Por isso, segundo o professor, a máquina sabe o exato momento em que pode entregar o prato ao robô garçom.

De acordo com Costa, a nova linha "vende" o conceito de produção personalizada e de baixo volume. "Escolhemos a produção de sorvete em formato de espaguete por marketing, mas nosso objetivo é mostrar que, com a linha, é possível fabricar vários produtos de forma personalizada e conforme a necessidade do cliente."

Ao todo, 19 empresas estão envolvidas no desenvolvimento, além do IMT. Costa afirma que não é possível falar qual é o preço da linha. "Ela é feita conforme a necessidade da empresa, por isso, cada caso é um caso."

Durante a feira, também é realizado o Fórum Fispal Tecnologia, que promove palestras, debates e apresentações de casos com profissionais de empresas como Nissin, Bauducco, Bunge, Nestlé, Cargill, Itambé, Ducoco, KraftHeinz, Coca-Cola e Aurora. Além disso, o IMT dá consultoria gratuita para micro, pequenas e médias empresas.

A feira é destinada aos profissionais da indústria de alimentos e bebidas. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer o credenciamento no site: http://www.fispaltecnologia.com.br.

Indústria busca produção flexível

Segundo Paulo Freitas, diretor da EPCS, empresa especializada em educação de gerenciamento da cadeia de suprimentos, as produções personalizadas em pequena escala, que é o caso da linha apresentada na Fispal, atendem a realidade do mercado de hoje.

"O mercado está cada vez mais volátil e, por isso, está cada vez mais difícil acertar as previsões para fazer uma produção que atenda as necessidades. Antes, era possível produzir bastante e, se sobrasse estoque, era só ir para o mercado vender. A realidade hoje é outra. A indústria não pode manter estoque e vem procurando produções mais flexíveis e que atendam a demanda de forma pontual e sem sobras."

Informações:

Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas
Data: de 27 e 30 de junho de 2017
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n - Km 1,5 - Vila Água Funda, São Paulo - SP
Horário: 13h às 20h
Informações: (11) 3598-7800
Site: https://www.fispaltecnologia.com.br/pt/a-feira.html