IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lavanderia de luxo tem bar, cafeteria, bancada de trabalho --e roupa lavada

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/05/2018 04h00

Que tal aproveitar melhor o tempo enquanto espera as roupas serem lavadas e secas? Essa ideia fez a Laundry Deluxe, em São Paulo, reunir no mesmo espaço máquinas de lavar e secar, uma bancada de trabalho, bar, restaurante, cafeteria, barbearia e até um espaço para eventos culturais.

"A pessoa vem para lavar suas roupas e encontra aqui tecnologia, entretenimento, música, arte e gastronomia. A ideia é acabar com aquele pensamento estigmatizado de lavanderia ser apenas um local onde se lavam e se secam roupas", diz Jefferson Paiano, 48, dono do negócio. Ele tem um sócio-investidor, cujo nome prefere não revelar.

A empresa foi criada em fevereiro de 2016, com investimento inicial de R$ 1,2 milhão. O faturamento e o lucro do ano passado não foram divulgados.

Leia também:

A casa fica na região dos Jardins, área nobre da capital paulista, e funciona diariamente, em horários variados (às quintas, sextas e sábados, por exemplo, funciona das 8h à 0h).

Conceito americano e europeu

Segundo ele, a Laundry Deluxe é baseada no conceito americano e europeu de lavanderias "do it yourself": é o próprio cliente que coloca suas roupas para lavar e secar. A empresa fornece sabão líquido, amaciante e alvejante em pó.

O cliente pode escolher entre dois tipos de serviço:

  • lava e seca normal: para 20 peças de roupa, com duração de 2 horas e 30 minutos. É indicada para roupas mais pesadas, como toalhas, jeans e jaquetas. Faz dois enxagues. Custa R$ 45.
  • lavagem rápida: para 20 peças de roupa, com duração de 1 hora e 10 minutos. É indicada para roupas leves (como camisas, camisetas e roupas de ginástica, por exemplo) e pouco sujas. Faz somente um enxague. Custa R$ 30.

Há outros tipos de serviços, como lavar e secar tênis (R$ 30), edredons (de R$ 30 a R$ 55), roupas de cama, mesa e banho (de R$ 50 a R$ 55), além de serviços de passar (de R$ 3 a R$ 8 por peça).

Se preferir, o cliente pode deixar com um funcionário as roupas para lavar, secar e dobrar, retirando depois. Pagará R$ 15 a mais pelo serviço.

Bancada com tomada e espaço para eventos

A Laundry Deluxe está instalada num imóvel de dois andares com pé direito alto e fachada envidraçada. No térreo, ficam a cafeteria, o sebo Espaço do Livro (os títulos estão à venda) e uma barbearia.

No piso superior ficam os conjuntos de lavadoras e secadoras e uma bancada de trabalho com tomadas e espaço para 20 pessoas. O espaço também disponibiliza wifi gratuito. "Enquanto aguarda as roupas, o cliente pode sentar e trabalhar, tomar café e, até mesmo, almoçar ou jantar", relata Paiano.

Antigas máquinas de lavar são usadas na decoração: há sofás e bancos coloridos feitos a partir de tambores de máquinas antigas e uma cabine para DJ customizada. De acordo com a empresa, móveis e objetos decorativos customizados estão à venda.

Em uma área externa, ficam banheiros, cozinha e um espaço com sofás e guarda-sóis. "Também recebemos no espaço ao ar livre exposições, eventos diversos e até pequenas feiras culturais", relata Paiano. Os preços de locação são informados sob consulta.

Cardápio

Em média, cerca de 80 pessoas almoçam ou jantam no espaço a cada dia, segundo Paiano. O cardápio tem opções como:

  • Espetinhos de filé mignon (três unidades): com farofa e molho chimuchurri. Preço: R$ 31
  • Mix de cogumelos: com shitake, shimeji e cogumelos Paris com cebolinha e shoyu. Preço: R$ 36
  • Salmão com ervas: salmão grelhado na manteiga de ervas, com arroz e legumes cozidos. Preço: R$ 49
  • Filé mignon: com molho fungui e batata rosti. Preço: R$ 45
  • Mini churros: com doce de leite cremoso. Preço: 18

À noite, são servidos cachorros-quentes e hambúrgueres artesanais, cujos preços variam de R$ 15 a R$ 32.

É preciso ter equipe especializada, diz consultora

Taís Camargo, consultora do Sebrae-SP, diz que a empresa possibilita ao cliente otimizar o seu tempo por reunir vários serviços num mesmo espaço. "Hoje em dia, as pessoas não têm muito tempo. Portanto, levar a roupa para lavar e aproveitar para fazer outras coisas, como trabalhar, comer e cortar o cabelo, por exemplo, é um diferencial", afirma ela, que aponta a flexibilização do horário da lavanderia como outro diferencial.

Taís afirma, ainda, que a empresa conseguiu se posicionar no mercado ao focar em um público-alvo específico. "Tudo ali é descolado e criativo. Isso atrai pessoas descoladas, modernas, que gostam de arte e pagam por isso", afirma.

A consultora também destaca que o negócio tem várias fontes de renda. "O faturamento da empresa não está concentrado em um único produto. O cliente pode voltar ao espaço apenas para comer, comprar um livro ou participar de uma exposição. Isso compensa, por exemplo, a sazonalidade de lavanderia, que, geralmente, tem maior procura nos meses de inverno, por causa da secagem das roupas."

Ela diz, no entanto, que a empresa precisa ter funcionários especializados em cada serviço. "É preciso ter gente especializada em eventos, bar, culinária e lavanderia, por exemplo. São vários tipos de negócios diferentes dentro de uma mesma equipe. Isso pode gerar um custo alto", afirma.

Onde encontrar:

Laundry Deluxe - http://laundrydeluxe.com.br/

Sonho de consumo: testamos o ferro que não queima a roupa

UOL Notícias