De cada 10 empreendedores, 6 não contribuem para a Previdência, diz estudo
De cada dez empreendedores, seis não contribuem para a Previdência, de acordo com estudo feito pelo Sebrae. A pesquisa mostra que há uma relação entre o recolhimento à Previdência e a situação do negócio administrado.
No caso de quem não contribui, suas empresas, em geral, são pouco estruturadas, informais, sem sócios e sem empregados. Desses empreendedores, 89% não possuem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e 93% trabalham por conta própria e não possuem nenhum empregado.
Já os empreendedores que contribuem com a Previdência costumam ser dos segmentos de Serviços e Comércio, na faixa etária de 45 anos e que estão com a empresa mais estruturada, com CNPJ, com mais sócios, que mais se dedicam aos negócios e com mais empregados.
A pesquisa foi feita com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os dados são do primeiro trimestre deste ano.
Entre os setores, a adesão à Previdência é mais alta no Comércio (42%); e a mais baixa na Construção (23%). A região Sul (59%) tem maior adesão à Previdência --de cada 10 empreendedores, 6 contribuem. O número é 3,5 vezes maior que o da região Norte (17%). Santa Catarina é o estado com maior nível de contribuição (68%), e Amapá o que tem a menor (7%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.