IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

De cada 10 empreendedores, 6 não contribuem para a Previdência, diz estudo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/08/2019 12h21

De cada dez empreendedores, seis não contribuem para a Previdência, de acordo com estudo feito pelo Sebrae. A pesquisa mostra que há uma relação entre o recolhimento à Previdência e a situação do negócio administrado.

No caso de quem não contribui, suas empresas, em geral, são pouco estruturadas, informais, sem sócios e sem empregados. Desses empreendedores, 89% não possuem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e 93% trabalham por conta própria e não possuem nenhum empregado.

Já os empreendedores que contribuem com a Previdência costumam ser dos segmentos de Serviços e Comércio, na faixa etária de 45 anos e que estão com a empresa mais estruturada, com CNPJ, com mais sócios, que mais se dedicam aos negócios e com mais empregados.

A pesquisa foi feita com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os dados são do primeiro trimestre deste ano.

Entre os setores, a adesão à Previdência é mais alta no Comércio (42%); e a mais baixa na Construção (23%). A região Sul (59%) tem maior adesão à Previdência --de cada 10 empreendedores, 6 contribuem. O número é 3,5 vezes maior que o da região Norte (17%). Santa Catarina é o estado com maior nível de contribuição (68%), e Amapá o que tem a menor (7%).

51,5% dos empreendedores brasileiros são mulheres

Band Notí­cias