IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quer virar dono de franquia antes de 2020? Há opções a partir de R$ 25 mil

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/11/2019 04h00Atualizada em 27/11/2019 12h55

Resumo da notícia

  • Veja 12 opções com investimento inicial de R$ 25 mil a R$ 150 mil
  • Há escolas de circo, de inglês, rede de bolos e lavanderia, entre outros
  • Antes de comprar franquia, tome alguns cuidados, como não investir todo o dinheiro no negócio

Se você tem planos de começar o ano sendo dono de seu próprio negócio, ainda dá tempo de comprar uma franquia e entrar 2020 à frente da sua empresa. O UOL selecionou 12 opções de franquias com investimento inicial de R$ 25 mil até R$ 150 mil.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor registrou um crescimento nominal de 6,1% no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. O faturamento passou de R$ 44,479 bilhões para R$ 47,203 bilhões.

Antes de comprar qualquer franquia, veja recomendações de especialistas, como ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF) e não investir todo o seu dinheiro no negócio.

Também tome cuidado com franquias de baixo valor. Especialistas alertam que um risco comum que se corre ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.

Confira 12 opções de franquias. As informações foram fornecidas pelas empresas.

1) Novo de Novo

É uma rede de limpeza e impermeabilização de móveis e tecidos. Foi criada em Curitiba (PR), em 2009, e aderiu ao franchising em julho deste ano. Tem quatro unidades, sendo três franqueadas.

  • Investimento inicial (home office): R$ 25 mil (inclui taxa de franquia, equipamentos, kit inicial de produtos para três meses)
  • Royalties: R$ 1.500 por mês
  • Taxa de publicidade: isenta
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: 40%
  • Estimativa de retorno: de 6 e 10 meses
  • Site: http://www.novodenovofranquia.com.br/

2) Top English

É uma rede de escolas de inglês com "aula delivery": professores vão até a empresa ou casa dos alunos. Não tem lojas físicas. Foi criada em 1997, em Maceió (AL), e entrou para o franchising em 2011. Tem 44 unidades. Na prática, o franqueado atua em duas frentes: prospecção de professores e alunos e gestão do negócio. Não é necessário que o franqueado saiba o idioma.

  • Investimento total: R$ 35 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro)
  • Royalties: isento
  • Taxa de publicidade: R$ 365 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Lucro médio mensal: 40%
  • Estimativa de retorno: de 6 e 12 meses
  • Site: https://topenglish.com.br/franquias/

3) Pormade Portas

É uma rede de venda de portas de fabricação própria e outros produtos, como rodapés, biombos, papéis de parede e fechaduras. Na prática, o franqueado vende o produto por meio de showroom e do e-commerce e indica o instalador. A rede busca empreendedores que tenham familiaridade com o segmento de engenharia e construção civil.

Fundada em 1939, em União da Vitória (PR), a empresa criou seu e-commerce em 2016 e aderiu ao franchising em 2018. Tem 16 lojas, sendo 9 franqueadas.

  • Investimento inicial: R$ 40 mil (inclui taxa de franquia e showroom com produtos)
  • Royalties: 2% por mês sobre o faturamento.
  • Taxa de publicidade: isenta
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil (após um ano)
  • Lucro médio mensal: de R$ 8.000 a R$ 12.000
  • Estimativa de retorno: 12 meses
  • Site: http://www.pormade.com.br/

4) Taki

É um aplicativo de compras com foco no varejo em cidades com até 200 mil habitantes. É uma espécie de "Rappi do interior", com cerca de 150 mil itens cadastrados de setores como supermercados, farmácias, floriculturas, pet shops, açougues e restaurantes. Na prática, o franqueado faz a captação e cadastro de estabelecimentos comerciais de sua região no catálogo de produtos do Taki, entre outras ações.

Foi criado em março de 2018, em Barbacena (MG), mas hoje tem sede em São José do Rio Preto (SP). Entrou para o franchising em janeiro deste ano. Tem 18 franqueados em dez estados.

  • Investimento inicial (para cidades entre 100 mil e 200 mil habitantes) R$ 58.612 (incluindo capital de giro e taxa de franquia)
  • Royalties: Isento
  • Taxa de publicidade: R$ 500 por mês
  • Faturamento médio mensal: R$ 27,5 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 14.288
  • Estimativa de retorno: 14 meses
  • Site: https://takiapp.com.br/franquiatakiapp/

5) LifeCirco

É uma rede de escolas de circo, com aulas de trapézio, acrobacias e ginástica artística. Foi criada em 2007, em Limeira (SP), e entrou para o franchising em 2012. Tem três unidades, sendo duas franqueadas. São quatro modelos de negócio: single (120 alunos), light (150 alunos), plus (250 alunos) e top (500 alunos).

  • Investimento inicial: de R$ 62 mil (single) a R$ 125 mil (top). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro
  • Royalties: R$ 750 por mês no primeiro ano e 4% por mês a partir do segundo ano (single) e 4% por mês sobre o faturamento (demais modelos)
  • Taxa de publicidade (todos): 1% por mês sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 20 mil a R$ 40 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 7.000 a R$ 14 mil
  • Estimativa de retorno (todos): 24 meses
  • Site: http://lifecirco.com/franquias/

6) Strike Brasil

É uma rede de franquias de personalização e aumento de performance automotiva. Foi criada em 2011, em Ponta Porã (MS), e aderiu ao franchising em 2013. Tem 31 unidades, sendo duas próprias. São quatro modelos de negócios: autorizado, express, conversão de loja e full.

  • Investimento inicial: de R$ 75 mil (autorizado) a R$ 150 mil (full). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro
  • Royalties: isento
  • Taxa de publicidade: de R$ 450 a R$ 650 por mês + 1,5% sobre o faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal (todos): R$ 35 mil
  • Lucro médio mensal (todos): 30%
  • Estimativa de retorno: de 10 a 24 meses
  • Site: http://franquias.strikebrasil.com.br/pt

7) MicroPro Qualificação Profissional

É uma rede de escolas profissionalizantes, com cerca de 20 cursos, entre eles secretariado, atendente de farmácia, games e design, webdesigner, marketing digital e youtuber. A empresa foi criada em 2005, em Limeira (SP), e entrou para o franchising em 2010. Tem 37 unidades, sendo 32 franqueadas (todas no estado de São Paulo).

  • Investimento inicial: de R$ 89 mil a R$ 109 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties: 5% por mês do faturamento bruto
  • Taxa de publicidade: 5% sobre as compras do material didático
  • Faturamento médio mensal: R$ 75 mil
  • Lucro médio mensal: 25%
  • Estimativa de retorno: de 20 a 24 meses
  • Site: www.micropro.com.br

8) Crazy Cereal

É uma rede de franquias de cereal, criada em fevereiro deste ano, em São Paulo. Entrou para o franchising um mês depois. Tem cinco unidades em operação, sendo quatro franqueadas, e dois modelos de negócio: quiosque e loja.

  • Investimento inicial (dois modelos): R$ 99,9 mil (inclui taxa de franquia, taxa de publicidade, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 6% sobre as compras que o franqueado faz
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 9.000
  • Estimativa de retorno: 17 meses
  • Site: http://crazycereal.com.br/franquia/

9) Mr Jeff

É uma rede espanhola que oferece serviços de lavar e passar roupas em domicílio e nos balcões de loja. A empresa foi criada em 2015 na cidade de Valência (Espanha) e chegou ao Brasil em janeiro deste ano. Tem 55 unidades no Brasil, todas franqueadas.

  • Investimento inicial (loja): a partir de R$ 109,7 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro, reforma e máquinas)
  • Royalties: isenta (no primeiro ano) e R$ 1.200 por mês (a partir do segundo ano)
  • Taxa de publicidade: incluída nos royalties
  • Faturamento médio mensal: R$ 30.149
  • Lucro médio mensal: R$ 14.980 (até o final do primeiro ano)
  • Estimativa de retorno: 16 meses
  • Site: https://mrjeffapp.com/br/

10) Super Estágios

É uma rede de estágios, que insere alunos no mercado de trabalho, por meio de indicação às empresas que estão contratando. Foi criada em 2009, em Vitória (ES), e aderiu ao franchising em 2014. Tem 36 unidades franqueadas.

Na prática, o franqueado atua na prospecção de empresas que utilizam programas de estágios e também faz a gestão dos estudantes, ficando responsável pela burocracia da sua contratação.

  • Investimento inicial: R$ 120 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties: 11% por mês sobre o faturamento bruto
  • Taxa de publicidade: 3% por mês sobre o faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal: R$ 108 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 44.280
  • Estimativa de retorno: 18 meses
  • Site: https://www.franquiasuperestagios.com.br/

11) Toutsie

É uma rede de sanduíche de sorvete —uma mistura de macaron (bolinho francês), brownie americano e sorvete. A empresa foi criada no Rio de Janeiro, em 2017, e entrou para o franchising no início deste ano. Tem cinco unidades, sendo três franqueadas.

  • Investimento inicial (quiosque): R$ 120 mil (inclui taxa de franquia, adequação do espaço e capital de giro)
  • Royalties: isento
  • Taxa de publicidade: 2% por mês sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: de 20% a 30%
  • Estimativa de retorno: de 12 a 16 meses
  • Site: https://www.toutsie.com.br/franquia.html

12) Casa de Bolos

É uma rede de bolos caseiros. Foi fundada em Ribeirão Preto (SP) em 2009. São 367 lojas, sendo 358 franqueadas e nove próprias. Oferece dois modelos de lojas: fit (60 m²) e standart (100 m²).

  • Investimento inicial: de R$ 125 mil (fit) e R$ 150 mil (standard). Inclui taxa de franquia, taxa de implantação e estoque inicial
  • Capital de giro: é variante e depende de cidade para cidade
  • Royalties (ambos): R$ 1.500 por mês
  • Taxa de publicidade: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil (fit) e R$ 57 mil (standart)
  • Lucro médio mensal: 20% (fit) e 15% (standart)
  • Estimativa de retorno (ambos): 24 meses
  • Site: http://www.casadebolos.com.br/seja-um-franqueado/

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Descomplique: investir em franquia é um bom negócio?

UOL Notícias