Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Imposto de Renda

Dúvidas do IR 2018


Dúvidas do IR 2018

Mulher financia carro com dinheiro do marido. Como declarar no IR 2015?

18/04/2015 06h00

Pergunta do internauta York: "Dei meu carro no valor de R$ 55 mil na entrada de um carro de R$ 79 mil. O financiamento saiu no nome da minha mulher. E agora, como ela vai declarar essa compra no Imposto de Renda 2015?"

Resposta: Se o casal faz a declaração em conjunto, a própria declaração terá todas as informações necessárias para explicar a origem do dinheiro para a compra do bem.

Mas, se o casal declara em separado, a orientação da Receita Federal é que os bens comuns do casal sejam informados apenas na declaração de um dos cônjuges/companheiro (a).

Nesse caso, para justificar a origem do dinheiro para a compra dos bens, a pessoa que declara os bens comuns deverá também preencher a ficha "Informações do Cônjuge ou Companheiro (a)".

Como fazer a declaração

Declare o carro:

O bem comum deverá constar na declaração de apenas um dos cônjuges/companheiro (a). Se for a declaração do marido, deverá dar baixa no carro anterior e informar a aquisição do novo carro, desse modo:

Na ficha "Bens e Direitos", repita a informação do veículo anterior. No campo "Discriminação", além dos dados do veículo, informe para quem foi vendido, nome e CPF ou CNPJ do comprador. No campo "Situação em 31/12/2013", repita o valor informado anteriormente. Deixe em branco o campo "Situação em 31/12/2014", pois não possuía mais o bem na data.

Ainda na ficha "Bens e Direitos", abra um novo item para informar a compra do novo carro. No campo "Discriminação", informe todos os dados do novo veículo, com nome e CPF ou CNPJ do vendedor. Informe ainda os dados do financiamento em nome da mulher, com CPF, e o nome e CNPJ da instituição financeira que realizou o financiamento.

Deixe em branco o campo "Situação em 31/12/2013", pois não tinha o bem na data. No campo "Situação em 31/12/2014", informe apenas os valores efetivamente pagos até essa data.

Preencha a ficha "Informações do Cônjuge ou Companheiro (a)":

Se a declaração da mulher estiver preenchida no mesmo computador em que a declaração do marido foi feita, ao digitar o CPF da mulher na ficha "Informações do Cônjuge ou Companheiro (a)", o próprio programa irá preencher automaticamente os dados solicitados (base de cálculo, total do imposto pago e rendimentos).

Caso contrário, caberá ao marido preencher manualmente todas as informações solicitadas.

"Se o cônjuge estiver dispensado de apresentar a declaração e não for vantajoso incluí-lo como dependente, é possível incluir seus rendimentos nessa ficha para justificar o dinheiro para a compra do carro", explica Antônio Teixeira Bacalhau, consultor de Imposto de Renda da IOB/Sage.

O carro não deverá ser informado na declaração da mulher. 

Quando preencher a ficha "Informações do Cônjuge ou Companheiro (a)"

A ficha deve ser preenchida se o cônjuge/companheiro (a):

  • recebeu algum tipo de rendimento e estiver desobrigado de apresentar a declaração de IR;
  • recebeu algum tipo de rendimento e apresenta declaração em separado.

A ficha não deve ser preenchida se o cônjuge/companheiro (a):

  • apresenta a declaração em conjunto, estando ou não obrigado a apresentar a declaração de IR.

Fonte: Antônio Teixeira Bacalhau, consultor de Imposto de Renda da IOB/Sage e Receita Federal

Saiba quem precisa apresentar a declaração de Imposto de Renda 2015

 

 

Dúvidas do IR 2018

Dúvidas do IR 2018