Tenho dois dependentes menores sem CPF; como declaro no IR 2016?
(Pergunta do internauta Sérgio)
Estou fazendo minha declaração e tenho dois dependentes com 12 anos e 15 anos de idade. O sistema exige CPF e os mesmos não têm o documento. Como devo proceder?
Resposta: Uma das novidades na declaração do Imposto de Renda 2016 é a exigência de CPF para dependentes maiores de 14 anos.
Assim sendo, não é obrigatória a informação do número do CPF para seu dependente com 12 anos, mas o de 15 anos precisará do documento.
Caso não informe esse documento para o dependente com mais de 14 anos, o programa acusa um erro que o impede de entregar a declaração.
A saída é tirar o documento o mais rápido possível. Menores de 16 anos precisam apresentar documento de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (carteira de identidade, certidão de nascimento) para pedir a inscrição no CPF.
Onde tirar o CPF
O CPF pode ser pedido:
- Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. A taxa é de R$ 7.
- Em entidades públicas conveniadas existentes em algumas cidades brasileiras. O serviço, nesse caso, é gratuito. A lista pode ser vista neste endereço: http://zip.net/brsYJh (link encurtado e seguro).
- A inscrição no CPF também pode ser feita gratuitamente pela internet, mas essa opção só vale para quem já possui título de eleitor (o que não é possível para jovens menores de 16 anos). O link para inscrição pela internet é http://zip.net/bhqQ0f.
Onde consultar o número
Segundo a Receita Federal, o número de inscrição no CPF é gerado assim que é concluído o atendimento. A consulta na internet pode ser feita por meio do link encurtado e seguro: http://zip.net/bgs3mC.
Fonte: Receita Federal
- Dependente maior de 14 anos precisa de CPF, veja como obter
- Quem pode ser dependente na declaração de IR
- Saiba quais são os 10 erros mais comuns ao preencher o IR
- Guia ensina como declarar passo a passo o IR 2016
- Mande sua pergunta pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br
- Veja as respostas na página de dúvidas do IR 2016