IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que o resultado da Black Friday atingiu a Bolsa de Valores brasileira?

Gabriela Mosmann

06/12/2021 04h00

A última sexta-feira de novembro já se tornou uma data aguardada no mundo todo. A Black Friday, seguinte ao dia de Ação de Graças, é uma data clássica para compras e ofertas em promoções. Tanto que o termo foi originado em 1960, na Filadélfia, nos EUA, para descrever o excessivo tumulto do dia, o qual marcava o início das compras do período natalino.

Essa data não é apenas uma oportunidade de muitos consumidores adquirem itens desejados com preços menores, mas também um evento importantíssimo para as mais variadas empresas com os mais distintos bens e serviços à venda.

Bens domésticos, eletrônicos, roupas, assinaturas, viagens, cursos... Tudo o que podemos imaginar possui algum tipo de promoção divulgada no dia. São tantos descontos chamativos e oportunidades "imperdíveis" que essa é uma das datas mais importantes do comércio. Dado isso, também temos como uma das datas em que a maioria da população ultrapassa o seu limite de gastos e ainda justifica como "por algo necessário".

As compras por impulso possuem um papel frequente na vida de todos, principalmente daqueles que não controlam seus gastos como deveriam. Entretanto, o maior perigo é quando esse comportamento praticamente ganha carta branca para atuar livremente, o que percebemos em momentos como os da Black Friday.

Esse ano, percebemos algo diferente. Desde que a Black Friday chegou ao Brasil, em 2010, muitas empresas de varejo já relataram que 2021 foi o pior em vendas. Os brasileiros aprenderam a controlar os impulsos de gastar além do que deviam? ou não? A resposta é triste, mas não.

O péssimo desempenho do evento está mais associado à fraca recuperação da economia, à nova variante do coronavírus e às incertezas que traz consigo, bem como a todo um cenário polêmico na nossa política.

Em meio a muitas falsas promoções de "metade do dobro", superendividamento, compras por impulso e aquisição de coisas que você nem precisava, a melhor promoção de todas ficou para a Bolsa de Valores.

Por conta dos fatores citados anteriormente para o fracasso da Black Friday de 2021, o Ibovespa caiu quase 3,5% em meio a uma nova onda de baixa.

Os melhores descontos atualmente estão na Bolsa de Valores.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.