IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que fazer com um prêmio milionário?

Onde você investiria prêmios multimilionários? - Getty Images/iStockphoto
Onde você investiria prêmios multimilionários? Imagem: Getty Images/iStockphoto
Gabriela Mosmann

31/01/2022 04h00

Competições, apostas e sorteios não são coisas novas. Muitas são utilizadas há décadas para entreter enquanto lucram das mais diversas formas. O interessante, porém, não é sobre as características delas, mas como a maioria dos ganhadores de prêmios concedidos por elas não sabe como utilizar o dinheiro ganho.

Estatísticas sobre os ganhadores de loterias são vastas. A maioria delas mostrando que em um período curto, geralmente em um ano, esses vencedores se encontravam na mesma situação anterior, ou pior. A falta de educação financeira não é novidade.

Proteja-se da inflação

Entretanto, um bom investimento não necessariamente é um investimento financeiro. Claro, isso depende da realidade de cada um e também do montante do prêmio adquirido.

Com certeza que, no caso de prêmios multimilionários, o ideal é manter os recursos investidos em aplicações financeiras que ao menos mantenham o dinheiro protegido da inflação.

Não gastar à toa

Conscientização também é necessária para manter os recursos em patamares adequados para a manutenção do patrimônio, ou seja, não sair gastando excessivamente. Nenhum dinheiro é infinito.

Hora de empreender

Outras situações podem ser a chance de utilizar parte do capital ganho em um empreendimento. Esse pode ser tanto um investimento em um negócio, como na própria carreira. Muitos participantes de reality shows aproveitam os recursos ganhos durante o programa para impulsionar a carreira, surfando a fama instantaneamente que com certa dedicação pode virar permanente.

O investimento certo?

A verdade é que nunca houve um investimento certo. Saber exatamente o que fazer com o dinheiro em mão não é uma tarefa fácil, mesmo profissionais têm dificuldades em encontrar essas respostas. Infelizmente, muitos não descobriram essa resposta e tiveram a "sorte" de um prêmio financeiro gigantesco. Seria ganhar esse prêmio a verdadeira sorte?

Eu digo que a verdadeira sorte está em conhecer a educação financeira o quanto antes.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.