PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que fazer com um prêmio milionário?

Onde você investiria prêmios multimilionários? - Getty Images/iStockphoto
Onde você investiria prêmios multimilionários? Imagem: Getty Images/iStockphoto
Conteúdo exclusivo para assinantes
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann

É mestre em finanças e analista de investimentos CNPI na casa de análises @SunoResearch

31/01/2022 04h00

Competições, apostas e sorteios não são coisas novas. Muitas são utilizadas há décadas para entreter enquanto lucram das mais diversas formas. O interessante, porém, não é sobre as características delas, mas como a maioria dos ganhadores de prêmios concedidos por elas não sabe como utilizar o dinheiro ganho.

Estatísticas sobre os ganhadores de loterias são vastas. A maioria delas mostrando que em um período curto, geralmente em um ano, esses vencedores se encontravam na mesma situação anterior, ou pior. A falta de educação financeira não é novidade.

Proteja-se da inflação

Entretanto, um bom investimento não necessariamente é um investimento financeiro. Claro, isso depende da realidade de cada um e também do montante do prêmio adquirido.

Com certeza que, no caso de prêmios multimilionários, o ideal é manter os recursos investidos em aplicações financeiras que ao menos mantenham o dinheiro protegido da inflação.

Não gastar à toa

Conscientização também é necessária para manter os recursos em patamares adequados para a manutenção do patrimônio, ou seja, não sair gastando excessivamente. Nenhum dinheiro é infinito.

Hora de empreender

Outras situações podem ser a chance de utilizar parte do capital ganho em um empreendimento. Esse pode ser tanto um investimento em um negócio, como na própria carreira. Muitos participantes de reality shows aproveitam os recursos ganhos durante o programa para impulsionar a carreira, surfando a fama instantaneamente que com certa dedicação pode virar permanente.

O investimento certo?

A verdade é que nunca houve um investimento certo. Saber exatamente o que fazer com o dinheiro em mão não é uma tarefa fácil, mesmo profissionais têm dificuldades em encontrar essas respostas. Infelizmente, muitos não descobriram essa resposta e tiveram a "sorte" de um prêmio financeiro gigantesco. Seria ganhar esse prêmio a verdadeira sorte?

Eu digo que a verdadeira sorte está em conhecer a educação financeira o quanto antes.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.