PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como conseguir maiores retornos em seus investimentos?

Há quatro fatores que impactam o crescimento do patrimônio de uma pessoa; um deles o prazo - Getty Images/iStockphoto/ronstik
Há quatro fatores que impactam o crescimento do patrimônio de uma pessoa; um deles o prazo Imagem: Getty Images/iStockphoto/ronstik
Conteúdo exclusivo para assinantes
Valter Police

Valter Police

Planejador Financeiro CFP(R), é o Head da Academia Fiduc, além de administrador de carteiras registrado na CVM.

24/01/2022 04h00

Como planejador financeiro pessoal CFP®, eu recebo esse questionamento com muita frequência e quero abordar esse tema tão interessante: "é possível aumentar os retornos dos investimentos? Se sim, qual é a forma?". Há quatro formas que impactam o crescimento do patrimônio de uma pessoa —e três delas estão sob o controle do investidor.

O que pode aumentar seu dinheiro

Os aspectos que influenciam o patrimônio são: o volume inicial de recursos, os aportes ao longo do tempo, a taxa de retorno e o prazo. Três desses fatores estão sob o controle do investidor, com a exceção da taxa de retorno, que é dada pelo mercado, embora seja impactada pelas escolhas que a pessoa faz.

Vale mencionar que os recursos aportados pelo investidor são fundamentais na construção do patrimônio e, como estão sob seu controle, vale muito a pena manter o foco em guardar mais dinheiro. Isso realmente funciona! No entanto, como a ideia desse artigo é buscar maiores retornos, vamos analisar os outros componentes.

Taxa de retorno dos investimentos

A taxa de retorno é muito importante e, quando estudamos matemática financeira, vemos que ela multiplica o capital investido, o que é ótimo.

O que pouca gente presta atenção é que o prazo, por sua vez, não multiplica o capital, mas o alavanca exponencialmente. Isso permite a mágica dos juros compostos e, portanto, é um fator muito mais importante do que a taxa de retorno em si.

Quer um exemplo? Warren Buffet, considerado o maior investidor do mundo e uma lenda sobre o assunto, criou mais de 80% de sua fortuna depois dos 65 anos de idade. Hoje ele tem 91 anos e começou a investir aos 11. Assim, ele fez mais de quatro quintos de sua fortuna em 35 anos e menos de um quinto em 54. Esse é o poder dos juros compostos.

O grande segredo

Assim, além de buscar investir mais dinheiro ao longo do tempo, o elemento com maior potencial para aumentar seu retorno é o tempo. O prazo é o grande segredo, e ele está sob o controle do investidor, já que é ele quem coloca os objetivos para o investimento. Talvez isso explique a razão de algumas pessoas só confiarem em investimentos no ramo imobiliário.

Esse setor tem uma característica interessante. Como a venda dos ativos é burocrática e tem altos custos, os investidores tendem a ficar com esses investimentos por muito tempo.

Mesmo que a taxa média de retorno anual seja baixa (as pesquisas do setor mostram que ela é), a sensação é a de que o retorno total foi ótimo, simplesmente porque o investimento teve o tempo necessário para mostrar seu crescimento.

Da empolgação à frustração

Infelizmente, a maior parte das pessoas não fornece o benefício do longo prazo para os investimentos no mercado financeiro. Uma das razões talvez seja o excesso de informações, com o acompanhamento diário ou até em tempo real da cotação sobre o valor de cada ativo —o que não ocorre com os imóveis, cujas avaliações são feitas em prazos muito longos.

A reação natural das pessoas, explicada pelas finanças comportamentais, ao verem o retorno de seus investimentos em prazos curtos, passa da empolgação —quando o retorno é alto— à frustração —quando é baixo ou mesmo negativo.

Em ambos os casos, essa reação tende a gerar uma ação para a mudança do portfólio, seja para concentrar mais investimentos naquilo que teve um bom retorno, seja para resgatar o que foi mal.

Esse comportamento —da maior parte dos investidores que buscam ativos que tiveram bons retornos passados, resgatando os que não tiveram— causa um fenômeno bem documentado por pesquisas, que faz com que a média de retorno dos investimentos seja consistentemente superior à média de retorno dos investidores, tanto no Brasil quanto em outros mercados.

Cuidado com trocas frequentes na carteira

Desta forma, a maneira correta de aumentar os retornos, além de dar prazo aos investimentos e investir mais dinheiro, é escolher cuidadosamente um fornecedor e contar com sua ajuda para montar uma carteira diversificada de acordo com o seu perfil e objetivos.

E, assim, fugir dos "investimentos da moda", das "ofertas da semana" ou de qualquer outro fato que faça o investidor trocar de investimentos com frequência —em especial correndo atrás de retornos passados

Rebalanceamentos e ajustes de acordo com o cenário econômico podem fazer parte, mas são complexos, e é mais indicado que sejam feitos por profissionais.

Portanto, fundos de investimento, em especial fundos de fundos, por classes de ativo ou por perfil, podem seu um ótimo caminho para melhorar seus retornos ao longo do tempo.

Mas lembre-se: a maior parte dos fatores está em suas mãos e, em última análise, o seu comportamento é o que fará a grande diferença em seus retornos.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.