Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Descubra como se organizar financeiramente e ter mais dinheiro em 2023
Objetivos financeiros sempre estão no topo das listas de resoluções de ano novo. Vem ano e passa ano, eles permanecem ali muitas vezes com poucas mudanças. Aprender a investir, economizar para comprar um carro, fazer a viagem dos sonhos, guardar dinheiro para o casamento, entre várias outras variações da mesma questão: saber se organizar financeiramente.
A resposta está diretamente relacionada ao problema: Por que você não consegue cuidar corretamente do seu dinheiro? Qual é a razão de, ano após ano, estarmos enfrentando o mesmo problema? Não, a resposta não é falta de vontade ou dedicação.
As pessoas esquecem que dinheiro é algo exato, matemática pura, enquanto nós humanos somos seres biológicos, com emoções, desejos e pensamentos. Essas duas coisas, se não bem organizadas, não funcionam juntas.
Você não precisa ser um matemático com PhD nem nada próximo disso para organizar suas finanças. Com um bom lápis e papel, para quem não gosta de uma planilha de Excel, são as únicas ferramentas necessárias para construir uma mudança para o próximo ano. Você não verá equações de segundo grau, logaritmos ou função de cosseno, apenas soma, subtração e eventualmente multiplicação e divisão, tudo que aquelas calculadoras bem simples resolvem. O registro no papel é mais importante que o cálculo correto, afinal é para conseguir controlar o seu lado humano e impulso de gastar, não para te tornar um matemático que realiza esse processo.
O orçamento é a ferramenta que sofre mais preconceito. Ela não precisa ser um sistema perfeito com super projeções, apenas algumas linhas escritas em uma folha de papel. Fazer um orçamento e acompanhar o realizado é o segredo para o sucesso financeiro. Apenas abrindo a mente para entender as mais diversas formas de ajustar sua renda mensal e como projetar seus possíveis custos de forma a, mês a mês, viabilizar economias é que você realmente vai conseguir dar os primeiros passos para a prosperidade financeira.
Conseguir mudar seu hábito em torno de como acompanhar seu dinheiro não é rápido, mas não é difícil. Requer apenas um comprometimento com você mesmo que, mesmo errando, você voltará. Ninguém faz essa mudança de forma perfeita, a vida traz desafios o tempo inteiro.
Apenas com esse novo mindset, você verá que nos próximos anos os seus objetivos financeiros estarão riscados da lista de resoluções de ano novo.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.