IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quanto custam as minhas escolhas de investimentos?

Getty Images/iStockphoto/anyaberkut
Imagem: Getty Images/iStockphoto/anyaberkut
Gabriela Mosmann

15/05/2023 04h00

Muito se fala sobre o custo de oportunidade quando discutimos temas econômicos, tanto na macro como na microeconomia. Todavia, esse tema não se limita a debates teóricos, mas, sim, a todas as áreas das nossas vidas.

De forma geral, o custo de oportunidade é o benefício perdido ao realizar determinada escolha em detrimento de outra. Ou seja, ele é uma representação do custo da escolha.

Investir corretamente é basicamente sobre compreender o custo de oportunidade das suas opções. Um investidor ao escolher um ativo, por exemplo, a ação X por um valor Y, automaticamente renuncia a todas as outras opções de investimento que poderia realizar com o valor Y.

Claro, em teoria tudo parece mais fácil. Na vida real, sabemos que não é tão simples compreender e muito menos quantificar todos os custos de oportunidade à nossa frente. Isso, pois para podermos calcular esse custo, precisamos identificar o maior número possível de riscos envolvidos (todos, é praticamente impossível) e, com isso, ter desenhado os mais variados cenários de possibilidades.

Como nossa mente não é uma máquina e nossos computadores precisam que imputemos esses dados para cálculos, vemos na prática serem feitas muitas convenções para simplificar a tomada de decisão, afinal, tempo também é um recurso extremamente valioso e deve ser considerado.

Ao calcularmos o custo de oportunidade de um investimento, precisamos mensurar quais são as taxas de retorno esperadas para os investimentos dos quais estamos analisando. Com essas informações em mãos, é natural escolhermos a opção com melhor rentabilidade, mas precisamos sempre considerar também a opção de não fazer nada ou manter os recursos em liquidez.

A priori, recursos em liquidez ou aqueles em "caixa" podem estar investidos a taxas próximas de 100% do CDI, ou mesmo investidos em algum título público com rentabilidades atreladas à inflação. Chamamos esse conceito de taxa livre de risco e, de forma bem simplificada, seria basicamente você escolher pela opção mais segura e com menor risco.

O custo de oportunidade vai considerar o ganho que você terá com cada opção de investimento em comparação com o risco adicional que elas trazem. Para compreendermos com números, a CDB XX terá rendimento de 10% ao ano, a ação Z 15% ao ano, e o fundo multimercado W 13% ao ano, qual é a escolha correta?

Infelizmente, não podemos afirmar, pois precisamos mensurar o risco de cada tipo de ativo com as probabilidades desses cenários, além de que não avaliamos a taxa livre de risco. Caso ela seja 13%, provavelmente nenhum desses investimentos seria atraente, pois mesmo a ação Z trazendo maior retorno, ela tem muito mais risco embutido e que não justificariam a diferença de 2%. Entretanto, caso a taxa livre de risco fosse para 7%, teríamos um cenário muito diferente.

Por mais que finanças e investimentos tragam consigo números e muitas definições matemáticas, também existe um universo de incertezas das quais precisamos do bom senso para encontrar respostas práticas e diretas aos problemas enfrentados. O custo de oportunidade nunca será mensurado com exatidão, porém ter uma aproximação é excelente. Entenda que, mesmo sem um número preciso, ao ter o conceito claro em mãos, suas decisões sempre serão melhor direcionadas.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.