IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quem paga a conta? Veja como não cair em ciladas financeiras no namoro

Jantar romântico: não empreste dinheiro nem o cartão para seu crush - Tempura/iStock
Jantar romântico: não empreste dinheiro nem o cartão para seu crush Imagem: Tempura/iStock
Thiago Godoy

12/06/2023 04h00

Não empreste dinheiro para um parceiro ou parceira. Existe o risco de você não receber esse valor de volta e ainda comprometer a sua saúde financeira.

Alguns golpes começam assim, um dos parceiros conta uma história triste para mostrar que precisa de dinheiro ou ajuda financeira. Apaixonado ou apaixonada, a outra pessoa empresta ou dá o dinheiro. Isso cria um ciclo sem fim, e sempre haverá um problema para ser resolvido.

Na mesma linha do dinheiro, não empreste o seu cartão de crédito para uma pessoa que você acabou de conhecer e com quem está se relacionando. Lembre-se que, se a pessoa não pagar, você terá que custear os gastos e arcar com essa despesa inesperada.

Outra dica é não arcar com todas as despesas dos passeios do casal. Cada um deve pagar a sua parte ou vocês devem fazer uma divisão proporcional à condição financeira de cada um. Isso vale para viagens, passeios, transporte e outros gastos. É importante que cada um viva de acordo com as condições financeiras que condiz com a sua realidade de renda, e não pode ficar tudo na conta de apenas uma pessoa da relação.

Analisar se os gastos envolvendo um encontro estão dentro do orçamento e estabelecer um teto para os gastos com lazer. Por exemplo, pagar por uma estadia de viagem para encontrar alguém e depois arcar com esse valor sozinho ou sozinha. Isso pode acontecer. Avaliar se isso não irá te trazer problemas futuros com gastos não planejados. Ter cautela.

Não precisa falar de dinheiro no primeiro encontro, mas não se deve ter gastos que estão fora do seu padrão de vida. Custear jantares caros, alugar carros ou comprar roupas que você não tem condições de ter apenas para impressionar uma pessoa.

Lidar com o dinheiro está ligado a questões emocionais, e isso precisa ficar no nosso radar. Emprestar dinheiro para um parceiro, comprar algo na promoção para alguém que não era planejado estão entre os comportamentos que precisamos analisar. Estabelecer regras para não fazer compras por impulso e não se endividar apenas para impressionar uma pessoa, por exemplo, são comportamos que precisamos adotar.

Outra dica muito importante é o casal sempre conversar sobre sonhos e perspectivas de vida, carreira, vida profissional e pessoal. Isso ajudará ambos a entender se o seu parceiro ou parceira está alinhado com o que você busca para o seu futuro, se existe uma sintonia nos objetivos. Se não, isso será um problema no futuro. Muitas pessoas só se dão conta disso após passar a empolgação inicial do relacionamento. Quando conseguem analisar mais objetivamente, percebem que o parceiro ou parceira não tem os mesmos objetivos e sonhos, e isso se torna um grande problema para o casal, pois eles dificilmente conseguirão estar alinhados e caminharem juntos.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.