IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Os melhores investimentos para 2021 que você precisa conhecer

Do UOL, em São Paulo

24/03/2021 14h00

O investidor precisa conhecer bem os diversos tipos de investimento que existem antes de decidir onde colocar o dinheiro. Esse foi o principal ponto do segundo dia do evento "O Domínio do Dinheiro", uma parceria do UOL Economia+ e da casa de análises Levante Ideias de Investimento.

O economista Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da Levante, explicou como funcionam os principais investimentos do mercado e em quais ele deve prestar atenção neste ano.

Quem ficou até o final da aula, ainda conheceu a história de Murilo Duarte, fundador do Favelado Investidor, um dos maiores canais de finanças e investimentos do YouTube. Ele contou como saiu de uma dívida de R$ 20 mil e começou a investir.

O Domínio do Dinheiro está sendo apresentado de forma grátis e online, entre terça-feira (23) e quinta (25). Para assistir à última aula, na quinta, ao vivo, basta se cadastrar no formulário abaixo:

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

Na primeira aula, o analista explicou como sair da poupança e começar a investir. Se você perdeu o primeiro dia, você pode acessar aqui. Se quiser assistir à segunda aula, ela está disponível aqui. Confira abaixo os aprendizados do segundo dia.

Cada investimento, uma estratégia

Para quem está começando agora, Bevilacqua explicou os principais tipos de investimentos: títulos públicos, ações, fundos imobiliários e moedas.

"Entre os títulos existem vários tipos. Em ações, as que pagam dividendos têm menor risco para o investidor, porque são empresas mais consolidadas, mas existem ações focadas em valorização na Bolsa. Entre os fundos, existem aqueles focados em renda e os focados em valorização", resumiu o analista.

Os investimentos para 2021

Olhando para este ano, o analista explicou os investimentos que devem entrar na carteira dos investidores:

Tesouro direto

Quando você compra títulos do Tesouro Direto, você está emprestando dinheiro para o governo. "O governo é a instituição mais sólida do país, por isso os títulos são os mais seguros do país. O que muda sempre é a proporção que ele vai representar dentro de uma carteira, de acordo com o perfil e com o objetivo do investidor", afirmou Bevilacqua.

Para o analista, o Tesouro Selic --título cuja rentabilidade está atrelada à taxa básica de juros -- é a base da renda fixa de muitas carteiras. Mas há ainda os títulos prefixados, que têm o retorno combinado no momento da compra, e títulos atrelados ao desempenho da inflação.

Para quem tem receio de investir e deixa o dinheiro na poupança, o analista sugere os títulos públicos. "Na poupança, o retorno só é feito no aniversário da aplicação, enquanto nos títulos do Tesouro a rentabilidade é diária", explicou.

Fundos imobiliários

"Os fundos imobiliários estão na lista dos meus investimentos favoritos. É um investimento em que pessoas se unem para comprar determinados imóveis. O brasileiro gosta de investir em imóveis e receber aluguéis de forma recorrente. Os fundos imobiliários são comuns para quem gosta de viver de renda", afirmou Bevilacqua.

Existem três tipos de fundos imobiliários:

  1. Fundos de tijolo: nome dado para os fundos que compram imóveis, como centros logísticos, shoppings, torres residenciais e comerciais;
  2. Fundos de papel: são fundos que compram títulos de dívidas ligados ao setor imobiliário;
  3. Fundos de desenvolvimento: são os mais arriscados entre os três tipos. São fundos de imóveis em processo de construção, então, tem o risco da execução da obra.

Entre os fundos imobiliários, aqueles que investem em centros logísticos são os que podem crescer mais este ano, segundo o economista.

Ações

Quando você compra uma ação, você compra uma fração de uma empresa e se torna sócio dela. "Investir em ações, como qualquer outro investimento, é arriscado, porque tem as quedas, mas as ações devem estar na carteira de todo o investidor, do iniciante ao experiente", avalia Bevilacqua. "Com o cenário de juros baixos, ações são os pilares fundamentais em uma carteira estruturada."

Para analisar se uma ação vale a pena ou não, Bevilacqua explicou os três tipos de avaliações que os analistas fazem, mas que o investidor deve fazer também:

  1. Análise fundamentalista: quando você olha para a empresa, para a receita, para o lucro, para a estrutura e eficiência dela. Quando você entende o mercado onde ela atua, os clientes, a cadeia de fornecedores;
  2. Análise gráfica: avaliação da curva de preços das ações da empresa na Bolsa. Aqui, a análise é se a empresa tem caído ou subido muito nos pregões;
  3. Análise top down: quando se observa o pano de fundo macro, o que está acontecendo no mundo e na economia e como esse cenário beneficia determinado setor e determinadas empresas.

Investimento global e moedas

Em tempos de dólar em alta, ter investimentos baseados em dólar é uma estratégia para proteger a carteira do sobe e desce da Bolsa de Valores.

"Hoje é fácil comprar ações estrangeiras, seja através de BDRs ou com ações negociadas lá fora", explica Bevilacqua. BDRs são papeis que dão o direito do investidor de comprar ações de empresas estrangeiras. Eles são negociados na Bolsa de Valores e são comprados da mesma forma como se compra uma ação.

Outra estratégia para proteger a carteira neste ano é comprar as moedas estrangeiras, principalmente o dólar.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.