IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Embraer vende fábricas, e Multiplan tem recorde de vendas; leia análise

Felipe Bevilacqua

14/01/2022 09h22

Hoje comentaremos a venda de fábricas da Embraer em Portugal e falaremos a respeito da prévia dos resultados da Multiplan no quarto trimestre de 2021, com recorde de vendas.

Confira a seguir o comentário de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre essas movimentações. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Embraer vende fábricas em Portugal

Fabricante de aviões brasileira, a Embraer (EMBR3) anunciou a venda de duas subsidiárias em Évora, Portugal, para a Aernnova. A operação compreende a venda de suas fábricas de componentes para aeronaves do país pelo valor de US$ 172 milhões, sujeito a ajustes até o fechamento da transação. Contudo, a venda está sujeita a um conjunto de condições previstas para conclusão no primeiro semestre de 2022.

A companhia comunicou que, apesar da venda das fábricas, o fornecimento para a produção atual de suas aeronaves fica assegurado. A espanhola Aernnova é líder em estruturas aeronáuticas. Após a conclusão da operação, a companhia poderá fornecer seus produtos para empresas como Boeing, Airbus e SpaceX, que já integram sua base de clientes.

Vemos o processo de vendas da Embraer em Portugal com um impacto misto sobre as ações da companhia. Enquanto a operação possibilita uma otimização de seus ativos, liberando dinheiro para outras aplicações mais rentáveis, ao mesmo tempo gera dúvidas sobre o fornecimento de seus produtos.

Além disso, a venda adiciona um valor relevante ao caixa da Embraer, que pode ser utilizado conforme o plano estratégico da empresa, o qual prevê crescimento de receitas e melhoria de rentabilidade.

Multiplan divulga prévia com resultado histórico

Uma das maiores empresas do setor de shopping center do país, a Multiplan (MULT3) divulgou sua prévia operacional do quarto trimestre de 2021. Os números divulgados foram sólidos, substancialmente acima do reportado pela companhia em 2019, ano pré-pandemia.

Impulsionadas pelo período de festividades do final de ano, as vendas no período destacaram-se como as maiores vendas trimestrais da história da Multiplan, com uma alta de 8,1% em relação ao mesmo período de 2019. Para se ter ideia, dentre os dias 17 e 24 de dezembro, as vendas tiveram um aumento de 16,7 pontos percentuais na comparação ao reportado em 2019.

Além disso, a taxa de ocupação seguiu sua trajetória de recuperação, atingindo 95,3% no quarto trimestre de 2021. O tempo de permanência também alcançou níveis superiores aos registrados em 2019. No último trimestre de 2021, 58% dos veículos permaneceram nos shoppings por mais de uma hora, contra 56% no quarto trimestre de 2019.

Vemos os números prévios da Multiplan como bastante positivos, e esperamos que as ações da operadora de shoppings reajam de acordo no curto prazo. A companhia vem apresentando uma trajetória de recuperação nos últimos resultados. No caso do quarto trimestre de 2021, a prévia foi impulsionada pelo período de festividades.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.