IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Como notícias sobre a PetroRio e a Engie impactam ações das empresas

Ueslei Marcelino/Reuters
Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Felipe Bevilacqua

25/01/2022 09h17

Hoje comentaremos a decisão da Justiça de suspender a atuação da PetroRio no Campo de Wahoo, no pré-sal, e falaremos a respeito da venda da última termelétrica a carvão da Engie.

Confira a seguir o comentário de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre essas movimentações. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Justiça suspende atuação da PetroRio em campo de petróleo

Maior operadora nacional independente de óleo, a PetroRio (PRIO3) comunicou ao mercado que a Justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão do processo de declaração de comercialidade do Campo de Wahoo. A companhia já informou que entrará com recurso contra a decisão e continua comprometida com o desenvolvimento do campo dentro do cronograma previsto.

A decisão impede que a PetroRio continue o desenvolvimento da descoberta de forma exclusiva e de dar prosseguimento à declaração de comercialidade da área, além de conceder o prazo de 20 dias para que a IBV Brasil Petróleo (parceira da PetroRio no consórcio que explora Wahoo) comunique à PetroRio sobre sua intenção de participar do desenvolvimento da descoberta em regime de operação conjunta. A IBV alega que a PetroRio não forneceu dados necessários para uma opção responsável, pedindo que a sócia seja impedida de prosseguir sozinha no desenvolvimento do campo.

Vemos a decisão de suspensão do processo de Wahoo como negativa para as ações PRIO3 e para a companhia no curto prazo. Contudo, acreditamos que a suspensão seja apenas um contratempo no projeto, sem maiores impactos no futuro da companhia. Em suma, o campo em questão é um bloco exploratório localizado na Bacia de Campos, no pré-sal, cujo óleo foi descoberto em 2008.

Segundo estimativas da PetroRio, o campo passará a produzir petróleo em 2024 com uma produtividade média inicial de cerca de 10 mil barris por dia por poço, podendo alcançar 40 mil barris de petróleo por dia, mais do que a produção atual total da empresa.

Engie negocia venda de última termelétrica a carvão

Maior geradora privada de energia no país, a Engie Brasil (EGIE3) continua seus esforços para descarbonização do seu portfólio de geração de energia global ainda nesta década. Desta forma, a companhia prevê concretizar a venda da Usina Termelétrica Pampa Sul, última térmica a carvão da empresa, até a metade deste ano.

A notícia vai em linha com a estratégia global da empresa de alcançar a neutralidade em carbono até 2045, portanto não deve impactar o preço das ações no curto prazo. Neste sentido, o grupo deve abandonar totalmente o carvão como fonte de energia em sua operação global até 2027.

O desinvestimento em fontes de energia mais poluentes, como é o caso do carvão, também traz desafios para a operação da empresa, pois as cadeias de suprimento globais estão desestabilizadas e sem previsão de normalização. Além disso, alta do dólar, risco político no Brasil e aumento das taxas de juros também poderão afetar os custos de geração da empresa e, consequentemente, seu desempenho financeiro.

A Usina Termelétrica Pampa Sul, localiza em Candiota, no Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada de 345 megawatts, podendo gerar energia suficiente para atingir cerca de 1,3 milhão de pessoas. De acordo com a Engie, as tratativas com interessados na usina já estão avançadas e, caso a transação de fato ocorra, o aporte recebido deverá ser reinvestido nos demais empreendimentos renováveis da geradora.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.