Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

OPINIÃO

O que acontecerá com ações da Petrobras após nova indicação de presidente?

Rafael Bevilacqua

08/04/2022 08h53

O Ministério de Minas e Energia (MME) agiu rapidamente após as desistências de Adriano Pires e Rodolfo Landim das indicações para os cargos de CEO e presidente do Conselho de Administração da Petrobras (PETR4), respectivamente, e já indicou dois novos nomes do agrado do mercado.

Confira a seguir o comentário de Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Para assumir o comando da estatal, o escolhido foi José Mauro Ferreira Coelho, químico com doutorado em Planejamento Energético que atua como presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA). Coelho possui vasta experiência no setor, e ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro de 2021.

Já para presidir o Conselho da companhia, o indicado foi o engenheiro civil Márcio Andrade Weber, que ingressou na petrolífera em 1976 e lá trabalhou durante 16 anos, tendo ocupado o cargo de diretor da Petroserv. Andrade já integrava o Conselho da estatal.

Ambos os nomes foram selecionados pelo ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, em uma manobra ágil na tentativa de reduzir a incerteza gerada após as polêmicas envolvendo Pires e Landim.

Antes da desistência de Pires, o Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MPTCU) havia entrado com um pedido de apuração de um possível conflito de interesse na indicação do economista para o cargo, uma vez que ele atua há mais de 20 anos à frente do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), que presta serviços de consultoria para grandes empresas do setor de óleo e gás.

Além disso, de acordo com informações vinculadas na imprensa, a área de compliance da Petrobras havia chamado a atenção para possíveis conflitos de interesse também na nomeação de Landim, o que fez com que o presidente do Flamengo recusasse a nomeação.

A indicação de nomes com experiência no setor reduz parcialmente as incertezas relacionadas à direção da companhia. Com a expectativa de que os indicados para o comando da estatal continuem praticando a política de preços vigente e seguindo o plano estratégico já elaborado pela companhia para os próximos anos, esperamos uma reação positiva nas ações da Petrobras no curto prazo.

No médio prazo, por outro lado, o que deve ditar o rumo dos papéis da companhia é a eleição presidencial de outubro.

Na quinta-feira (7), as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) fecharam em alta de 5,19%, cotadas a R$ 34,04.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL