IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Existe retorno garantido com bitcoin? Veja como fugir de golpes

Quer ter ganho garantido com as criptomoedas? Veja a estratégia mais segura - Reprodução/ Pixabay
Quer ter ganho garantido com as criptomoedas? Veja a estratégia mais segura Imagem: Reprodução/ Pixabay

Nicolas Meireles Nogueira

28/09/2022 04h00

O investimento em criptomoedas deixou muita gente feliz em 2021: o bitcoin valorizou aproximadamente 70% naquele período, enquanto o ether subiu mais de 400%, segundo dados do CoinGecko.

Tamanha valorização fez com que muitas pessoas dessem o primeiro passo nos criptoativos no ano passado. Porém, por se tratar de um universo novo e desconhecido para a maioria, a compra e venda de criptoativos acaba se tornando um terreno fértil para os golpistas.

Assim, com o aumento do interesse em criptos, começaram a pipocar casos de fraudes e pirâmides relacionados ao tema. Por conta disso, vale a pena levantar a questão: dá para confiar em quem promete retornos garantidos com criptoativos? Vem com a gente!

Como funcionam os criptoativos?

O bitcoin foi lançado em 2009 como um sistema de pagamentos descentralizado, ou seja, que não depende de bancos para processar transações. Porém, devido à alta procura pela moeda, o valor do ativo disparou e ele passou a ser visto como uma modalidade de investimentos; isso também aconteceu com outras criptos como ether, ripple e cardano, por exemplo.

O fato de um ativo valorizar e ser visto como investimento não é novidade: o ouro, dólar e petróleo também são procurados pelo mesmo motivo. O diferencial dos criptoativos, no entanto, é o seu histórico de valorização: mesmo com a volatilidade, o bitcoin valorizou 353.400% em relação ao dólar entre 2012 e 2022, de acordo com a Exame. As ações da Tesla, que ficaram na segunda posição de maiores investimentos, subiram 16.100%.

Apesar disso, tudo o que sobe pode descer: esse é o caso do próprio bitcoin, que desvalorizou quase 60% apenas em 2022. A maioria das outras criptomoedas despencou neste ano, assim como os indicadores do mercado de ações americano: o índice Dow Jones caiu quase 20%, enquanto o índice Nasdaq caiu 30%.

Existe retorno garantido com criptoativos?

A lição aqui é uma só: criptoativos são voláteis. Assim, ao contrário de investimentos de renda fixa, não há como prever a rentabilidade das criptos de forma segura. Além disso, criptoativos existem há apenas 13 anos, o que dificulta a estimativa sobre o seu comportamento de preços.

Por este motivo, é improvável que um "especialista" ou "empresa de investimentos" que promete ganhos de 10% ao mês ou qualquer outro valor esteja utilizando o dinheiro dos clientes de forma segura. Aqui, o risco de o investidor cair em um golpe ou em um negócio de alto risco é enorme.

Algumas empresas que garantem retornos com criptos estão aplicando o velho golpe da pirâmide: elas pagam os investidores antigos com o dinheiro dos novos entrantes; contudo, depois de um tempo, os golpistas somem com o dinheiro de todos.

Outras companhias aplicam o dinheiro dos investidores em negócios arriscados —às vezes, de forma alavancada— para tentar gerar a rentabilidade prometida. Essa estratégia pode funcionar, mas o risco de a empresa perder todo o dinheiro é grande.

Isso não significa que não é possível ganhar dinheiro com criptos: pelo contrário, há vários casos de investidores de sucesso no setor. A estratégia mais segura é estudar sobre criptoativos, investir apenas uma fração segura do patrimônio e focar nos retornos a médio e longo prazo.

Quer se aprofundar no universo dos investimentos? Acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado