IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

O que explica a disparada de 65% do bitcoin em 2023?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Nicolas Meireles Nogueira

24/03/2023 04h00

O desempenho atual do bitcoin está chamando a atenção dos investidores interessados em diversificar o portfólio, já que está superando ativos tradicionais como as ações, fundos de investimentos e até mesmo produtos de renda fixa.

No ano, a criptomoeda valorizou mais de 65%, com o mercado reagindo ao anúncio de que os maiores Bancos Centrais do mundo vão aumentar a liquidez do setor bancário para evitar uma crise generalizada. Quer saber mais sobre o tema? Vem com a gente!

Bancos Centrais tentam combater crise no setor financeiro

Em 19 de março, os Bancos Centrais dos Estados Unidos, Inglaterra, Japão, União Europeia e Suíça anunciaram que farão operações de linha de swap de dólar todos os dias, em vez de semanalmente, como forma de aumentar a quantidade de dólares no mercado global.

Na prática, a medida permite aos bancos públicos e privados pegarem mais dólares emprestados dos Bancos Centrais e se prepararem para um cenário de "corrida bancária", ou seja, quando muitos clientes tentam sacar recursos ao mesmo tempo e não conseguem.

Como apenas uma fração dos depósitos fica nos bancos —o resto é utilizado em operações financeiras—, não há como os usuários sacarem 100% do dinheiro simultaneamente. Logo, devido à falta de confiança das pessoas nos bancos europeus e americanos, os governos estão se precavendo para evitar o pior.

Como fica o bitcoin?

Enquanto isso, o bitcoin se beneficia da situação atual por diversas razões: em primeiro lugar, com os Bancos Centrais injetando dinheiro no sistema bancário —e, consequentemente, na economia, a tendência é de mais dinheiro sendo utilizado em investimentos em geral, incluindo criptoativos.

Além disso, com a crise no setor financeiro, é provável que os Bancos Centrais comecem a reduzir as taxas de juros nos próximos meses; isso beneficia ativos desatrelados a elas, como é o caso das criptomoedas, ao mesmo tempo que pode prejudicar produtos de renda fixa.

Outro ponto relevante é a desconfiança dos investidores nas instituições tradicionais: com grandes bancos em apuros, como é o caso do Credit Suisse, a narrativa da importância dos criptoativos (que não dependem de bancos para serem negociados) fica mais forte, favorecendo a entrada de recursos no setor cripto.

Finalmente, há uma parcela de entusiastas que olham para o bitcoin como reserva de valor, isto é, um ativo que conserva o poder de compra de quem o possui ao longo do tempo e, especialmente, em tempos de crise. Essa tese está ganhando força em tempos de instabilidade no setor bancário.

Quer se aprofundar no universo dos criptoativos? Acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado