IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

ANÁLISE

Ethereum: atualização importante pode afetar preço do token

Getty Images
Imagem: Getty Images

Nicolas Meireles Nogueira

12/04/2023 04h00

A cotação do ether (ETH) pode variar bastante hoje e nos próximos dias, já que uma atualização técnica importante que está programada para o final desta quarta-feira afetará diretamente a quantidade de tokens disponíveis no mercado.

Quer entender melhor sobre como a atualização da ethereum pode impactar o preço do ether e quais serão as suas consequências para os entusiastas dos criptoativos? Vem com a gente!

Atualização 'Shapella' libera tokens ETH presos em stake

Após anos de atualizações técnicas, em setembro de 2022, a rede Ethereum conseguiu fazer uma transição importante, ao abandonar o modelo de validação de prova de trabalho, que utiliza a mineração, em favor da prova de participação, que opera por meio do stake.

Com o stake, qualquer um que possui tokens (no caso, ETH) pode validar as transações da rede ao deixar os ativos travados no protocolo. Em troca deste serviço, os usuários do stake recebem juros sobre os ativos depositados.

Logo, para que a mudança para a prova de participação pudesse ser realizada, boa parte dos usuários deixou seus tokens ETH "travados" na blockchain, em um processo que iniciou em dezembro de 2020.

Agora, com a atualização que está programada para ocorrer na noite desta quarta-feira, os usuários que deixaram tokens travados por meses ou anos finalmente poderão transferir seus ativos para corretoras e outras carteiras.

A atualização "Shapella Sepolia" está prevista para ocorrer às 19:27:35 do horário de Brasília na Ethereum. Porém, devido à complexidade da operação, é possível que ocorram atrasos.

Como a atualização pode impactar no preço do ETH?

A atualização da Ethereum vai liberar a transferência de mais de 18 milhões de ETH que estavam fora de circulação desde dezembro de 2020. Com isso, cerca de R$ 170 bilhões em ether poderão ser "despejados" no mercado.

Caso uma quantidade significativa de ETH seja colocada à venda, é possível que ocorra uma redução no preço do criptoativo, tendo em vista a lei da oferta e procura.

Por outro lado, não há como prever quanto ETH será sacado; muitos podem optar por deixar os tokens travados no protocolo para continuar recebendo os rendimentos de cerca de 4,4% ao ano sobre o depósito.

Além disso, mesmo que todas as pessoas com ETH decidam vender suas reservas, isso pode demorar meses, já que a rede não é capaz de processar tantas transações de uma só vez. Assim, não há risco de uma venda enorme e repentina de tokens já na quarta-feira.

Também é importante não perder a cabeça com a mudança, já que há especialistas apostando que ela não vai causar mudança de preços: Brian Mosoff, CEO da Ether Capital, afirmou ao portal Coindesk que o montante de ETH em stake deve continuar aumentando, ao invés de diminuir.

De toda forma, é importante que os usuários de ETH fiquem ligados nos acontecimentos das próximas horas e antecipem suas estratégias de investimentos, principalmente caso não se sintam confortáveis com a hipótese de volatilidade acentuada no preço do ativo.

Quer se aprofundar no universo dos criptoativos? Acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado