Ações da Vale e Via Varejo lideram recomendações para setembro
Após quatro meses consecutivos de ganhos, o Ibovespa, principal índice de ações do país, terminou agosto com queda de 3,4% e abaixo dos 100 mil pontos. Segundo análise do BTG Pactual, as crescentes preocupações com a situação fiscal do Brasil acabaram empurrando a Bolsa para o vermelho no mês passado.
Para os próximos meses, a BB Investimentos acredita que a volatilidade estará mais presente, mesmo já tendo passado o ponto mais crítico da crise provocada pela covid-19. "O mercado vai acompanhar de perto a real retomada das economias, até então muito incerta em função do desconhecimento do grau de impacto da pandemia", diz o relatório da instituição.
A corretora afirma, ainda, que ruídos políticos e fiscais devem permanecer em cena no país, ao passo que, no exterior, um dos focos será a eleição presidencial nos Estados Unidos.
Nas carteiras de ações deste mês, os analistas continuam recomendando principalmente empresas exportadoras —favorecidas pelo dólar alto— e companhias com bom desempenho em comércio virtual, como é caso de Vale e Via Varejo, respectivamente.
Veja os papéis mais indicados para setembro*:
- Vale (VALE3): 8 recomendações.
- Via Varejo (VVAR3): 6 recomendações.
- Petrobras PN (PETR4): 5 recomendações.
- B3 (B3SA3): 4 recomendações.
- Bradesco PN (BBDC4): 4 recomendações.
- Gerdau PN (GGBR4): 4 recomendações.
*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Ágora Investimentos, BB Investimentos, BTG Pactual, Mirae Asset Corretora, Necton Investimentos, Santander Corretora, Terra Investimentos e XP Investimentos.
Dólar alto e demanda chinesa favorecem a Vale
Os papéis da Vale figuram em todos os oito portfólios analisados pelo UOL Economia+ com indicações para setembro. Em relatório, o BTG Pactual diz que a companhia se encaixa no perfil de exportadoras que desfrutam de uma sólida procura por seus produtos e que estão principalmente expostas à China —considerando ainda a forte valorização do dólar.
"A demanda de minério de ferro da China permanece forte como sempre", afirmou a instituição. A equipe de análise do banco destacou, ainda, que os preços do minério continuam acima de US$ 120 a tonelada nas negociações à vista, por causa das agudas interrupções no lado da oferta, que colocaram os mercados em déficit até o momento no ano.
A XP Investimentos também cita esses fatores e lembra que notícias sobre a redução dos estoques de aço na China evidenciam o aumento na procura daquele país pelo produto, o que ajuda a impulsionar a Vale.
A mineradora anunciou recentemente a retomada da política de pagamento de dividendos, como lembra a Necton em seu relatório mensal. De acordo com a corretora, existe ainda a possibilidade de distribuição de proventos extraordinários, dada a forte geração de caixa da empresa e a ausência de investimentos relevantes no curto e médio prazo.
Horizonte promissor em vendas sustenta indicações de Via Varejo
Outro destaque nas recomendações do mês, a Via Varejo é citada nos relatórios principalmente pelo bom desempenho em vendas online nos últimos meses.
Em sua análise, a Necton lembra que a companhia passou do patamar de 1,5 milhão de usuários no seu aplicativo, ano passado, para 11 milhões, em 2020. Além disso, a recente captação de R$ 4,45 bilhões —via oferta subsequente de ações— deve reduzir a pressão no caixa no curto prazo e garantir novos investimentos em logística e tecnologia, disse a corretora.
"A tendência é de melhora nos próximos trimestres, com a reabertura das lojas, retomada do consumo entre o quarto trimestre de 2020 e 2021 e o aumento das vendas de itens da linha branca (geladeira, fogão e eletrodomésticos)."
Para a Terra Investimentos, que incluiu a Via Varejo em seu portfólio recomendado para setembro, os números do segundo trimestre reforçaram a percepção de que a empresa está no caminho certo. "Acreditamos que o segundo semestre será tempo de recuperar o terreno perdido para os concorrentes", disse a instituição.
Confira eventuais mudanças e as carteiras completas das oito instituições
Ágora Investimentos
- Incluiu: Iguatemi (IGTA3)
- Retirou: Randon PN (RAPT4)
- Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Cesp PNB (CESP6), Eletrobras PNB (ELET6), Iguatemi (IGTA3), Itaú PN (ITUB4), Lojas Americanas PN (LAME4), Petrobras PN (PETR4), Rumo (RAIL3), Suzano (SUZB3) e Vale (VALE3)
BB Investimentos
- Incluiu: Centauro (CNTO3), Taesa Unit (TAEE11) e Unidas (LCAM3)
- Retirou: Cyrela (CYRE3), Ecorodovias (ECOR3) e Santander Unit (SANB11)
- Carteira recomendada: B2W (BTOW3), Bradesco PN (BBDC4), Centauro (CNTO3), Marfrig (MRFG3), Minerva (BEEF3), MRV (MRVE3), Taesa Unit (TAEE11), Unidas (LCAM3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3)
BTG Pactual
- Incluiu: Duratex (DTEX3)
- Retirou: Totvs (TOTS3)
- Carteira recomendada: B3 (B3SA3), CCR (CCRO3), Cyrela (CYRE3), Duratex (DTEX3), JBS (JBSS3), Lojas Americanas PN (LAME4), Oi (OIBR3), Petrobras PN (PETR4), TIM (TIMP3) e Vale (VALE3)
Mirae Asset Corretora
- Incluiu: Gerdau PN (GGBR4), JBS (JBSS3) e Romi (ROMI3)
- Retirou: Banco do Brasil (BBAS3), BRF (BRFS3) e B3 (B3SA3)
- Carteira recomendada: Banco Inter Unit (BIDI11), Gerdau PN (GGBR4), JBS (JBSS3), Magazine Luiza (MGLU3), MRV (MRVE3), Petrobras PN (PETR4), Randon PN (RAPT4), Romi (ROMI3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3)
Necton Investimentos
- Incluiu: Hapvida (HAPV3) e Rumo (RAIL3)
- Retirou: B3 (B3SA3) e BR Distribuidora (BRDT3)
- Carteira recomendada: Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco PN (BBDC4), ETF Small Caps (SMAL11), Gerdau PN (GGBR4), Hapvida (HAPV3), Hermes Pardini (PARD3), Rumo (RAIL3), Vale (VALE3), Via Varejo (VVAR3) e Vivara (VIVA3)
Santander Corretora
- Incluiu: Marfrig (MRFG3) e Totvs (TOTS3)
- Retirou: Banco do Brasil (BBAS3) e CPFL Energia (CPFE3)
- Carteira recomendada: Ambev (ABEV3), Bradesco PN (BBDC4), B2W (BTOW3), Carrefour (CRFB3), Klabin Unit (KLBN11), Marfrig (MRFG3), Petrobras PN (PETR4), Totvs (TOTS3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3)
Terra Investimentos
- Incluiu: Eztec (EZTC3) e Via Varejo (VVAR3)
- Retirou: Klabin Unit (KLBN11) e Magazine Luiza (MGLU3)
- Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Bradesco PN (BBDC4), Eztec (EZTC3), Gerdau PN (GGBR4), JBS (JBSS3), Petrobras PN (PETR4), Rumo (RAIL3), Telefônica PN (VIVT4), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3)
XP Investimentos
- Incluiu: Movida (MOVI3)
- Retirou: Localiza (RENT3)
- Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Banco do Brasil (BBAS3), Gerdau PN (GGBR4), Iguatemi (IGTA3), Locaweb (LWSA3), Lojas Americanas (LAME4), Movida (MOVI3), Vale (VALE3), Via Varejo (VVAR3) e Vivara (VIVA3)
O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.
Este material é exclusivo para assinantes, mas está aberto por tempo limitado
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.