IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Avanço da covid-19, petróleo nos EUA: 4 temas para ficar atento na Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/11/2020 08h00

Confira no Café com Mercado desta quarta-feira (18) os 4 assuntos que devem movimentar a Bolsa hoje.

1) Avanço de casos de covid-19 no mundo

Um dia após o anúncio da eficácia da vacina contra covid-19 farmacêutica Moderna, as Bolsas pelo mundo voltaram a cair nesta terça-feira (17) devido à preocupação com o avanço de casos de coronavírus nos EUA e na Europa.

Uma vacina, depois de aprovada, ainda deve demorar meses para chegar à população, e o aumento contínuo dos casos deve interferir nas Bolsas. A preocupação é com a necessidade de novos estímulos econômicos, em especial dos EUA, cujas negociações estão travadas desde outubro.

No Brasil, há dúvidas se haverá uma segunda onda e a volta de restrições mais rígidas.

2) Estoques de petróleo bruto nos EUA

Será divulgado hoje (18), às 12h30, o dado de estoques de petróleo bruto nos EUA. O combustível teve uma alta de mais de 20% nos últimos dias com a expectativa da retomada da demanda nos próximos meses.

A alta foi acompanhada pela Petrobras (PETR4), que em seu relatório trimestral apresentou fortes resultados de produção de petróleo. As ações da companhia subiram mais de 26% desde o início deste mês.

3) Licenças de construção nos EUA

Às 10h30, serão divulgados os dados de licença de construção nos EUA, que representam o número de autorizações para novos empreendimentos emitidas pelo governo. O dado é importante por ser o principal indicador do aquecimento do setor imobiliário no país.

4) Ações no Brasil atraindo estrangeiros

Na terça-feira (17), o real foi a moeda que mais se valorizou no mundo, e o Ibovespa se destoou do mercado internacional fechando com alta de 0,77%.

Para Jerson Zanlorenzi, responsável pela mesa de ações do BTG Pactual Digital, o mercado local segue atraindo atenção dos investidores internacionais com as perspectivas de que a agenda de reformas pode voltar a andar ainda esse ano.

O analista também destaca que a performance do setor de commodities e de bancos ajudou, e o mercado deve seguir avançando nos próximos dias.

Para Gustavo Carvalho, da RUN Investimentos, o Ibovespa deve se consolidar em 107 mil pontos, mas pode continuar o avanço caso o fluxo de entrada de capital estrangeiro continue alto.

Fique de olho

A casa de análise Recomenda Ações indica que o investidor fique de olho nas ações da companhia Fleury (FLRY3), que apresentou resultados positivos e possui estímulos do setor na evolução da vacina.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.