PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Qual a diferença entre investir em Tesouro prefixado e CDB prefixado?

Exclusivo para assinantes UOL

Do UOL, em São Paulo

07/12/2020 04h00

Qual a diferença entre investir no Tesouro prefixado e um CDB prefixado? Essa foi um das perguntas a que o economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, respondeu em live do Papo com Especialista.

"Há algumas diferenças, mas se você estiver com uma estratégia de investimentos bem definida, elas não vão importar muito", afirmou o economista.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+. Assista ao vídeo abaixo:

Segundo César Esperandio, um título de renda fixa, como o Tesouro prefixado ou o CDB prefixado, tem uma taxa predefinida de quanto você vai receber no momento do resgate. Por exemplo: se o Tesouro prefixado estiver pagando 6% ao ano, você já sabe que, dali até a data do vencimento, vai receber 6% ao ano sobre o valor investido, sem surpresas.

O Tesouro prefixado tem esse nome porque é emitido pelo Tesouro Nacional, que é considerado a instância emissora de títulos de renda fixa mais segura do país. E um CDB é, mesmo sendo prefixado, emitido por uma instituição financeira. O CDB é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para quem investe até R$ 250 mil. Então os riscos também são equivalentes.

Ambos têm uma data pré-determinada para você sacar o seu dinheiro. Ou seja, você deve permanecer com o dinheiro investido até a data do vencimento. Se você precisar do dinheiro antes, vai precisar vender esse seu título.

No caso dos títulos do Tesouro, quem recompra o seu título é o próprio Tesouro Nacional; no CDB, você vai ao chamado "mercado secundário" para encontrar um comprador. Mas ambos estão sujeitos ao preço do mercado.

Portanto, o ideal é que você fique atento à data de vencimento do seu título e avalie se tem, de fato, a intenção de permanecer com o dinheiro investido até o final.

A live completa pode ser vista na íntegra aqui.

O Papo com Especialista é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, uma plataforma de conteúdo destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.