Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Economia da China, posse de Biden: 5 tópicos que impactam a Bolsa na semana

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/01/2021 08h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que devem movimentar a Bolsa nesta semana.

1) Economia chinesa

O mercado aguarda os dados do PIB e da produção industrial da China. Os indicadores mostram como anda o aquecimento da economia do país, e isso pode ajudar a dar um rumo às Bolsas internacionais hoje.

2) Posse de Joe Biden

Na quarta-feira (20), Joe Biden tomará posse como presidente dos EUA e vai discursar sobre os rumos que seu mandato deve tomar.

Na semana passada, ele anunciou um pacote de incentivos de US$ 1,9 trilhão, mas isso não animou os investidores. Eles acreditam que haverá dificuldade na aprovação do pacote e temem que a medida seja acompanhada de aumento de impostos.

3) Pandemia piora

O mercado deve monitorar também o avanço no número de casos de covid-19 ao redor do mundo. Algumas regiões da China já anunciaram lockdown, enquanto outros países da Europa aumentam cada vez mais as restrições.

O investidor começa a adotar uma postura de cautela com o temor de que essas restrições atrapalhem a recuperação econômica.

4) Inflação na Europa

Será divulgado na quarta-feira (20) o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que mede a inflação na zona do euro.

Esse indicador ajuda a mapear o comportamento do consumidor e pode afetar a política monetária da região.

5) Economia da Europa

Na sexta-feira (22) será divulgado o PMI (da sigla em inglês, Índice de Gerente de Compras). Ele mede a atividade do setor industrial e de serviços na zona do euro, ajudando o investidor a mapear o aquecimento da economia da região.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.