Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Veja três assuntos que podem influenciar a Bolsa hoje

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/01/2021 08h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, três assuntos a que o investidor da Bolsa deve ficar atento hoje.

1) Vacinação no Brasil

Os investidores continuam monitorando o avanço de covid-19 ao redor do mundo. Na semana passada, São Paulo teve a pior semana da doença, segundo o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn. Houve pico diário de 11,3 mil novos casos, com aumento de 59% de mortes em relação à última semana de dezembro.

Enquanto a vacina não for aplicada em massa no país, o acompanhamento do número de casos é essencial para monitorar a necessidade ou não de novos lockdowns.

Além disso, a velocidade com que as vacinas serão distribuídas à população será fator decisivo.

2) Aéreas e turismo se destacam

As ações das empresas de turismo, como a CVC (CVCB3), e aéreas, como Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), apresentaram forte movimentação ontem. A cotação da Azul, por exemplo, chegou a subir 5% no início do dia, mas fechou com alta de +1,82%.

Segundo Flávio Conde, head de análise da Inversa, esses setores devem continuar apresentando grande movimentação até que o processo de vacinação esteja em um estado mais avançado, que é quando o turismo e as viagens de trabalho devem efetivamente voltar a acontecer em grande escala.

Por isso, o analista chama a atenção para que os investidores iniciantes tenham cuidado com esses papéis neste momento, com oportunidades apenas para os investimentos de longo prazo (mais de seis meses).

3) Minério de ferro disparou

Os contratos futuros de minério de ferro na China se aproximaram de recordes ontem, o que fez com que as ações de Vale (VALE3) e Usiminas (USIM5) chegassem a subir 2% ao longo do dia.

Para Conde, o minério está em um ciclo de alta, e isso deve puxar as ações de empresas de mineração (Vale) e siderurgia (Usiminas e Gerdau).

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Ações, o investidor deve colocar no radar para o longo prazo as ações da Taesa (TAEE11), campeã em 2020 de pagamento de dividendos. É uma das maiores empresas brasileiras de transmissão de energia elétrica. Ela distribuiu R$ 54,2 milhões de JSCP (juros sobre o capital próprio) aos acionistas.

No terceiro trimestre de 2020, a Taesa apresentou em seus resultados um lucro líquido de R$ 631,9 milhões, alta de 76,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a casa de análise.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.