Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Caminhoneiros no Brasil, desemprego europeu: 4 temas que impactam a Bolsa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/02/2021 08h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, 4 tópicos a que os investidores da Bolsa devem ficar atentos.

1) Greve dos caminhoneiros

Uma eventual greve de caminhoneiros teria impacto nos mercados. A categoria sempre reclama do preço do diesel.

Se o governo diminui impostos para reduzir o preço na bomba, tem uma menor arrecadação e prejudica os cofres públicos. Se altera a política de preços da Petrobras (PETR4), afeta diretamente a empresa.

Por isso, os investidores prestam atenção ao assunto, tenha ou não greve.

2) Desemprego na Europa

O desemprego na zona do euro é divulgado hoje. O dado ajuda a entender o nível da atividade econômica na região, o que impacta diretamente nos investimentos por lá, podendo causar reflexos aqui também.

3) Atividade econômica no Brasil e nos EUA

Será divulgado hoje o PMI (do inglês, índice gerentes de compras) do Brasil, às 10h, e também dos EUA, às 12h.

O PMI é um indicador da atividade econômica de um país e que ajuda a entender como anda o aquecimento da economia local.

4) Balanço das empresas

Nesta semana, deve se iniciar a temporada de divulgação dos balanços do último trimestre de 2020 das empresas com ações na Bolsa.

O primeiro a divulgar os resultados é o banco Itaú (ITUB4), cujo balanço deve sair hoje após o fechamento do mercado.

Os balanços costumam causar grande movimentação na Bolsa, uma vez que podem surgir informações inesperadas. Por isso, fique atento nos próximos dias.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.