Só para assinantesAssine UOL

Como analisar gráficos para comprar e vender ações na Bolsa

A compra de um papel de uma empresa não acontece de forma aleatória ou por sorte. É preciso avaliar bem a empresa, o papel e o momento antes de decidir colocá-la na carteira. No mercado, uma das formas de fazer isso é a análise gráfica. Mas como usá-la no dia a dia para tomar a decisão de investimento? Veja abaixo.

Análise gráfica olha padrões passados

Análise gráfica é aplicada para tomar decisões nas negociações. É uma técnica que se baseia na análise de gráficos de preços e volumes de ativos, como ações e moedas, para identificar padrões e prever movimentos futuros de preços.

Método foca em padrões de preços passados. Para isso, utiliza diversos elementos e padrões visuais, entre outros, que ajudam a identificar os comportamentos que podem indicar a direção futura dos preços, afirma Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management.

É diferente da análise fundamentalista. Essa se baseia em avaliações sobre as informações econômicas, financeiras e operacionais de uma empresa para determinar se uma ação tem um preço maior ou menor do que realmente vale. Assim, a análise fundamentalista considera fatores como lucro, rentabilidade, cenário da economia no país e no exterior, além de comparar com outras empresas do mesmo setor.

A vantagem da análise gráfica é que visualmente é fácil. Você compara o histórico de retorno, o desempenho de valorização e de desvalorização, seja de uma ação ou da taxa de juros.
Enrico Cozzolino, sócio e head de análise da Levante Investimentos

Como a análise gráfica pode identificar tendências no mercado?

Ela funciona por meio de elementos e padrões visuais. São exemplos gráficos de barras, de linhas, de candlestick, médias móveis, bandas de Bollinger, entre outros. Essas ferramentas ajudam a identificar comportamentos que podem indicar direção futura dos preços. Veja abaixo alguns tipos de gráficos e de métodos para analisá-los, entre os diversos disponíveis.

Tipos de gráfico

  • Gráficos de barras. Tem como características barras retangulares que podem ser usadas na vertical ou horizontal, normalmente mostrando os valores de determinado ativo em ordem crescente ou decrescente. A sua vantagem é a simplicidade e versatilidade.
  • Gráficos de linhas. É uma representação visual para mostrar oscilações ao longo do tempo. Dessa forma, o gráfico de linhas busca expor dados contínuos, que mudam conforme um período determinado.
  • Gráficos de candlestick. Também é conhecido por gráfico de vela, por seu formato lembrar uma vela. O objetivo também é avaliar um ativo em um período de tempo determinado. Seu corpo tem formato de retângulo.
  • Cada "vela" representa um determinado período de tempo, de um minuto a até alguns dias ou mais. O corpo vai mostrar qual é o preço de abertura e de fechamento daquele ativo no período. Também pode ter cores, que indicam se a ação está em alta ou em baixa.
  • Além do "corpo" da vela, há também uma linha vertical que o atravessa, chamada de sombra. Essas linhas representam os preços máximos e mínimos do ativo. Com essa análise, o investidor pode identificar se uma ação está caindo ou subindo e se é o momento de comprá-la ou vendê-la no mercado.
  • Gráfico de Candlestick é o mais completo. É o que diz Cozzolino, da Levante. Ele diz que esse gráfico possui mais informações que os demais. Enquanto um gráfico de linhas mostra simplesmente os dados plotados de fechamento de uma ação, o candlestick traz o preço de abertura, fechamento e variação, além das máximas e mínimas.
Continua após a publicidade
Gráfico de vela das ações da Petrobras em um ano: Velas verdes mostram dias de alta, velas vermelhas de queda. Gráfico mostra preço de abertura e fechamento da ação, assim como o valor máximo e mínimo que o papel teve no dia.
Gráfico de vela das ações da Petrobras em um ano: Velas verdes mostram dias de alta, velas vermelhas de queda. Gráfico mostra preço de abertura e fechamento da ação, assim como o valor máximo e mínimo que o papel teve no dia. Imagem: Reprodução/Investing.com

Tipos de análise

  • Existem várias tendências que os analistas gráficos costumam acompanhar. É preciso saber ler as tendências dos gráficos, para saber se a ação está em alta ou em queda e qual é o melhor momento para comprar ou vender sua posição.
  • Médias móveis. É um gráfico que usa as médias de produtos em períodos de curto e longo prazo. É "móvel" porque os dados mudam com frequência, conforme o tempo vai passando e surgem novos valores. Mostra quais são as oscilações de um produto. Se a média móvel é ascendente, significa que os preços estão em alta, e, se é descendente, que estão em baixa.
  • Bandas de Bollinger, ou suporte e resistência. É um indicador de volatilidade, ou instabilidade. Seu objetivo é avaliar se um ativo tem um preço maior ou menor do que vale. Mostra em qual "banda" de valores um determinado ativo está sendo negociado, tanto acima quanto abaixo da média móvel. Se o preço de uma ação em análise passa a banda superior, há uma tendência de alta. Mas se o valor fica abaixo da banda inferior, a tendência é de baixa.
  • Essas bandas ajudam a entender quais os preços médios daquele ativo. A linha de resistência é o valor que um ativo não ultrapassou em um determinado período. A linha de suporte é o preço mínimo de um ativo em um determinado período, considerando a média. Dá para identificar qual é a volatilidade do ativo, qual a tendência para o preço, além de indicar oportunidades de investimentos se os preços se distanciam desses valores.
  • Há muitas outras maneiras de analisar um gráfico, além de diversas técnicas para fazer isso. Há sites para acompanhar e fazer análises gráficas. Alguns deles são Investing.com, TradingView, StockCharts.com e Yahoo Finance.
Variação da ação da Petrobras e do CDI nos últimos 10 anos. Esse é um gráfico de linhas que mostra a comparação do rendimento entre esses dois indicadores
Variação da ação da Petrobras e do CDI nos últimos 10 anos. Esse é um gráfico de linhas que mostra a comparação do rendimento entre esses dois indicadores Imagem: Einar Riveiro a pedido do UOL

Quais são os principais riscos de usar gráficos para negociar na Bolsa?

Principais riscos da análise gráfica são falsos sinais para compra e venda de ativos. Isso inclui interpretação subjetiva e falta de consideração para eventos inesperados, diz Carlos André Marinho Vieira, analista-chefe do TC. Gonçalvez, da Box Asset, afirma que a influência das emoções dos investidores nas decisões e a volatilidade do mercado também podem atrapalhar.

Continua após a publicidade

Existe a chance de tomar riscos desnecessários. Dessa forma, o investidor pode achar que a conclusão da sua análise é uma verdade absoluta e não deve ser questionada, segundo Cozzolino.

Negociar com base em análise gráfica não é garantia de sucesso e envolve riscos. Tanto iniciantes quanto traders experientes podem usá-la, mas é essencial que iniciantes se eduquem, pratiquem e gerenciem riscos de forma adequada, considerando outras formas de análise também.
Carlos André Marinho Vieira, analista-chefe do TC

Acho que o risco não é usar o gráfico, mas mal interpretar o gráfico ou mal interpretar o resultado final da análise, assim como a gente tem usando análise fundamentalista, macroeconômica e uma forma de investimento alavancada e sem gerenciamento correto de risco.
Enrico Cozzolino, sócio e head de análise da Levante Investimentos

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Aulão: De endividado a investidor: como sair das dívidas e ter mais dinheiro

Dívidas são um dos principais obstáculos para quem quer organizar sua vida financeira. Pensando nisso, o UOL preparou um aulão para quem quer se livrar das dívidas para sempre e ter mais dinheiro para investir e realizar seus sonhos.

Continua após a publicidade

Qual a melhor estratégia para se livrar das dívidas? Dá para começar a investir mesmo endividado? E qual é o melhor investimento para iniciantes? Todas essas perguntas serão respondidas em uma série de três lives.

A primeira live traz o passo a passo para se livrar das dívidas. A segunda live mostra onde e como começar a investir mesmo estando endividado, e a terceira fala sobre como investir para realizar seus sonhos, após sair das dívidas.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre Como investir para se aposentar sem depender do INSS. Para saber mais, acesse este link .

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Continua após a publicidade

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes