PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Troca do presidente da Petrobras e outros 3 temas que devem afetar a Bolsa

Exclusivo para assinantes UOL Economia+

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/02/2021 08h00

A Bolsa de Valores ferveu no final da semana passada com declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonar (sem partido), com a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) e preços dos combustíveis. Nesta semana, Petrobras segue sendo o foco, mas existem outros temas que devem impactar a Bolsa de Valores e os seus investimentos nesta semana.

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, quais são estes temas.

1) Bolsonaro e a Petrobras

Depois do anúncio dos reajustes nos preços do diesel e da gasolina, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez duras críticas à Petrobras na última quinta-feira (18). Temendo interferência política na empresa, na sexta-feira (19), as ações da Petrobras operavam em queda de mais de 5% na abertura do pregão e fecharam o dia com quedas ainda maiores.

As ações ordinárias da Petrobras, com direito a voto, caíram 7,92%, e as preferenciais, mais negociadas, tiveram queda de 6,63%.

O assunto ainda deve render nesta semana e pode impactar negativamente as ações da Petrobras e de outras estatais, como disseram analistas ao UOL. Isso porque logo após o fechamento do mercado na sexta (19), o presidente anunciou nas redes sociais o novo presidente da Petrobras.

Bolsonaro comunicou a escolha do general Joaquim Silva e Luna para substituir o atual presidente Roberto Castello Branco. A indicação precisa passar por aprovação do Conselho da empresa. Além disso, a CVM (Comissão de Valores Imobiliários) analisa abrir um processo administrativo para investigar a nomeação do general.

Esse cenário vai render muitas movimentações na Bolsa logo na abertura do mercado desta segunda-feira (22).

2) Injeção na economia

Outro assunto que pode impactar o mercado é a possível injeção de R$ 57 bilhões na economia. A ideia do governo é antecipar o abono salarial e o 13º salário de aposentados e pensionistas.

Se o projeto se confirmar, o mercado pode reagir positivamente a essa injeção de dinheiro.

3) Mais resultados

Hoje serão divulgados balanços de várias empresas. Após o fechamento do mercado, a Itaúsa (ITSA4), ISA CTEEP (TRPL4), Movida (MOVI3) e CSN (CSNA3) divulgam seus resultados do quarto trimestre de 2020.

4) Confiança da indústria

A FGV (Fundação Getulio Vargas) publica às 8h30 a Prévia da Sondagem da Indústria de fevereiro. O indicador mostra a confiança do setor e é um termômetro que mede a disposição das indústrias para investir e contratar mais.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.