IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gastos do governo e arrecadação: 7 temas que devem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/02/2021 08h00

O auxílio emergencial ainda está incerto e os debates sobre o teto de gastos do governo causam reações imediatas. Por isso, as divulgações de hoje (25) devem movimentar muito a Bolsa.

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, sete assuntos que podem influenciar a Bolsa e os seus investimentos.

1) Tesouro Nacional

O Tesouro Nacional divulga hoje (25), às 14h30, os dados de janeiro das receitas e despesas do governo —que é o que chamamos de resultado fiscal.

Em tempos de discussão do teto de gastos do governo, os números devem mexer, e muito, com o mercado hoje.

2) Arrecadação da Receita

Outro dado que pode afetar a Bolsa hoje é a divulgação da arrecadação da Receita Federal. O dado, que será divulgado às 11h, é a soma da arrecadação de impostos, contribuições e outras receitas. Com a desaceleração da economia, essa receita foi a menor em dez anos no ano passado.

Esse assunto também interfere no debate sobre o teto de gastos e auxílio emergencial. Por isso, o mercado está de olho.

3) PIB dos EUA

O mundo vai olhar para o PIB dos EUA de 2020. O dado será divulgado às 10h30 e vai afetar o mercado de todo o mundo.

4) Produção dos EUA

Outro dado dos EUA é a produção de bens duráveis. O relatório será divulgado às 10h30. A informação dá aos investidores um sinal de como anda o consumo dos norte-americanos.

5) Crédito e inadimplência

Às 9h30, o Banco Central divulgará os dados monetários e de crédito, que tratam sobre o volume de concessão de crédito, taxas de juros em diferentes modalidades de empréstimo e inadimplência.

Como refletem muito o comportamento financeiro do consumidor, os dados também podem afetar o mercado hoje.

6) Comércio e aluguel

A FGV divulga dois indicadores importantes. A Sondagem do Comércio de fevereiro, que reflete a confiança do setor, e o IGP-M, indicador que reajusta os aluguéis.

7) Resultados

Além de todas essas notícias, várias empresas divulgarão os resultados do quarto trimestre do ano passado, e essas divulgações vão afetar as ações dessas empresas e da concorrência.

Antes da abertura do pregão, divulgam os resultados:

Após o fechamento do mercado, é a vez das seguintes empresas:

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.