Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Com alta da taxa de juros, está na hora de voltar para a renda fixa?

Do UOL, em São Paulo

17/03/2021 18h53

O Banco Central aumentou a taxa básica de juros, a Selic, para 2,75% ao ano. Com o primeiro aumento em seis anos, é hora de voltar para a renda fixa? O assunto foi abordado hoje (17) na live do Papo com Especialista, do UOL Economia+.

O economista César Esperandio explica por que a alta de juros deixa a renda variável mais atraente e comenta se vale a pena ou não mudar de estratégia.

Assista ao vídeo abaixo e acompanhe toda a análise feita pelo economista sobre o assunto (a partir de 12:00 minutos).

A live já foi ao ar nesta quarta-feira (17), mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30 na página inicial do UOL e do UOL Economia+.

Pouca coisa vai mudar, e será devagar

O economista afirmou que não é preciso mudar radicalmente a estratégia de investimento nem ter pressa para isso. A alta de juros será gradual, e você deve ter calma com suas aplicações. O mercado prevê que os juros saiam dos 2% onde estavam para até 4,5% no fim do ano. Então, haverá bastante tempo e mudará pouco para o pequeno investidor.

No entanto, a mudança dos juros vai tornando mais atrativos os investimentos de renda fixa, como Tesouro Selic e fundos.

Por outro lado, para quem investe na Bolsa, é bom ver o comportamento das empresas. O crédito vai ficar mais caro para elas. Por isso, é bom ficar de olho em ações de companhias que dependam menos de financiamento.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.