PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Investir por conta própria ou pagar alguém para cuidar dos investimentos?

Conteúdo exclusivo para assinantes

Do UOL, em São Paulo

26/03/2021 04h00

Quem está começando a investir pode ter dúvidas da melhor forma de fazer isso: guardar o seu dinheiro ou pagar alguém para cuidar dos investimentos? A pergunta foi respondida em live do Papo com Especialista, do UOL Economia+.

No programa, o economista César Esperandio explica sobre a melhor estratégia de investimento, fala do papel de um gestor profissional e dá dicas de como você deve se preparar para o mercado financeiro.

Assista ao vídeo e confira a resposta completa. A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30 na página inicial do UOL e do UOL Economia+.

Gestor profissional é um caminho

Guardar dinheiro já é um passo importante, diz Esperandio. "Mas não pode deixar embaixo do colchão e nem é recomendável colocar na poupança", afirma.

O economista diz que é possível investir por conta própria ou escolher outro caminho, que é contratar um gestor profissional, por meio de um fundo de investimento. Esse profissional é quem escolhe os ativos nos quais vai investir o dinheiro dos cotistas.

Segundo ele, escolher um fundo de investimento também requer cuidados. "Não é em qualquer fundo em que você deve investir. Há 'n' fundos no mercado, e você pode encontrar aquele mais adequado ao seu perfil e contar com a expertise de um gestor profissional", explica.

Apesar de ser bastante conveniente, investir somente em fundos não deve ser a única estratégica, diz Esperandio.

"Também não delegue essa função 100% a um terceiro, pois você perde a autonomia de avaliar se o profissional está fazendo o que você acha que deveria ser feito. Conte com apoio destes profissionais, mas é bom você fazer cursos para se tornar mais preparado para o mundo dos investimentos e começar a investir por conta própria."

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE