PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Poupança está valendo mais que investir no setor agrícola ou imobiliário?

Conteúdo exclusivo para assinantes

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 04h00

O aumento da taxa básica de juros, a Selic, para 2,75% ao ano, trouxe muitas dúvidas ao investidor. As Letras de Crédito Agrícola (LCA) e Imobiliário (LCI) deixaram de ter vantagem sobre a poupança? A poupança volta a ser um bom investimento? Quais são os investimentos mais indicados? Estas perguntas foram respondidas no Papo com Especialista, programa semanal ao vivo do UOL Economia+.

Quando você investe em uma LCA ou LCI, é como se você estivesse emprestando dinheiro para os setores agrícola e imobiliário.

O economista César Esperandio falou no programa dos impactos do aumento da Selic nos títulos de renda fixa e mostra como fica a poupança neste cenário.

Assista ao vídeo e confira a resposta completa abaixo. A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O vídeo é exclusivo para assinantes.

Matematicamente, a poupança sempre perde

O economista César Esperandio explica que a rentabilidade da poupança, a partir de 2012, equivale a 70% da taxa Selic, sempre que a taxa básica de juros for de até 8,5% ao ano.

Hoje, a taxa Selic está em 2,75% ao ano, o que significa que a poupança renderia menos que 2% ao ano. "Matematicamente, a poupança é desvantajosa neste cenário", afirmou.

"A LCA e a LCI continuam tendo vantagens em relação à poupança, pois têm rentabilidade superior. Você encontra LCA e LCI com isenção de Imposto de Renda e rendimento de 95% do CDI, ou seja, um pouquinho abaixo do Tesouro Selic antes do desconto do imposto", disse.

E quais são os investimentos mais indicados com a Selic mais alta? "Depende dos seus objetivos", afirmou Esperandio.

Segundo ele, o Tesouro Selic continua sendo indicado para a reserva de emergência, e a rentabilidade dos títulos de renda fixa tendem a aumentar para acompanhar a alta da Selic.

"Conforme a Selic aumenta, cada vez mais investidores devem olhar com mais carinho para a renda fixa", disse.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE