PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Qual o lugar mais seguro para investir em bitcoin no Brasil? Veja resposta

Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/04/2021 04h00

Você que já investe, ou quer começar a investir, em bitcoin sabe dizer qual o lugar mais seguro no Brasil para fazer investimentos em criptomoedas? A pergunta foi respondida no Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL Economia+.

Não existe no Brasil uma instituição que presta serviços de criptomoedas que seja regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Banco Central ou outro órgão, porque as moedas digitais não são regulamentadas. "Isso traz um grau de incerteza maior em relação aos investimentos tradicionais", afirmou o economista César Esperandio, durante o programa.

Mas existe um lugar seguro para realizar esses investimentos? Confira abaixo a resposta completa.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Criptomoedas oscilam sem parar

Esperandio lembrou que, além do mercado de criptomoedas não ser regulado, a compra e venda de bitcoin e outras moedas digitais tem um componente bem especulativo.

"Isso traz para o mercado uma volatilidade muito grande. É muito comum você ver uma queda de 10% de uma criptomoeda num dia e de 10% de alta no dia seguinte. Ou seja, esse sobe e desce é muito intenso", afirmou.

Segundo ele, outro agravante é que o mercado de criptomoeda "nunca fecha". "Esse ativo fica oscilando de preço 24 horas por dia, sete dias por semana, não para nem no Natal", explicou.

Na sua avaliação, se o investidor já tem sua reserva de emergência e uma carteira diversificada (com outros ativos, ações e investimentos no exterior), investir em criptomoedas seria um passo seguinte. "Mas sem direcionar mais do que 5% da sua carteira para este tipo de investimento", afirmou.

Mas onde investir?

Como esse mercado ainda não é regulado, é difícil cravar um lugar 100% seguro para os investimentos em moedas digitais. Contudo, já existem no Brasil corretoras especializadas nesse mercado. O primeiro passo é verificar se a corretora de criptomoeda que você encontrou faz parte de alguma associação ou rede do setor —isso mostra o interesse da empresa em participar de debates que envolvam todas as pontas desse mercado.

Outro passo é verificar se essa corretora é ativa nos debates sobre autorregulação (quando o próprio setor criar regras para se autorregular) ou se é ativo nos debates do Banco Central sobre o tema.

Olhar se há reclamações em plataformas como Reclame Aqui também vale na hora de escolher a instituição.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.