PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

Quais são os riscos de investir em bitcoin e outras criptomoedas?

Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/04/2021 04h00

Quem já ouviu falar em bitcoin certamente deve ter escutado sobre golpes envolvendo criptomoedas. O medo de ser lesado faz muita gente desconfiar desse tipo de investimento, e se perguntar se realmente é confiável investir em criptomoedas (moedas digitais). O assunto foi abordado no Papo com Especialista, programa semanal, ao vivo, do UOL Economia+.

No programa, o economista César Esperandio comenta sobre o grau de risco em investir em criptomoedas no Brasil, já que este mercado não é regulado no país. "Não há um 'banco central' de criptomoedas", afirmou.

Confira abaixo a resposta completa e entenda os riscos de se investir em moedas digitais.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Entenda os riscos das criptomoedas

Para o economista César Esperandio, é preciso ter cuidado ao investir em criptomoedas. "Apesar de ser algo interessante, com uma tecnologia e tanto por trás, eu não invisto, por não me sentir seguro em confiar em alguns sites e serviços oferecidos", afirmou.

Além disso, segundo ele, existem muitos golpes envolvendo as criptomoedas. "E não há FGC [Fundo Garantidor de Créditos], por exemplo, para proteger esses ativos", disse.

Esperandio diz, ainda, que existe um componente especulativo grande nos investimentos em moedas digitais.

"Quando você investe em ações, você se torna sócio de um pedacinho da empresa. Quando você investe em títulos de renda fixa, está emprestando dinheiro para a outra parte fazer novos negócios etc. Mas quando você investe em criptomoedas, a maior parte dos investidores ainda está simplesmente de olho se vai valorizar ou não. É basicamente especulação", explicou.

Para ele, isso reflete na oscilação do preço deste ativo. "A volatilidade é muito mais acentuada", afirmou. Com tantos pontos, o investidor precisa ter um perfil arrojado ao pensar em investir em moedas digitais.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE