PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

O que quer dizer 100% do CDI para seus investimentos?

Exclusivo para assinantes UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/05/2021 04h00

Se você investe ou quer começar a investir, já deve ter encarado esse termo: CDI (Certificado de Depósito Interbancário). O indicador é a taxa de empréstimos entre bancos, e o seu valor é bem próximo ao da taxa básica de juros, a Selic. Mas o valor do CDI é reajustado automaticamente a partir do aumento da Selic?

Esta foi uma das perguntas respondidas no Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL Economia+. Na live, o economista César Esperandio explica um erro que muitos iniciantes cometem. Confira abaixo a explicação do especialista e entenda que erro é esse.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

CDI tem a ver com a rentabilidade do título

"Ao investir em renda fixa, você encontra investimentos que fazem referência ao CDI ao informar a rentabilidade dos títulos", disse Esperandio, dando um exemplo: rentabilidade de 149% do CDI. Ou seja, aquele título vai render 49% acima da taxa do CDI.

O economista explica que o CDI está atrelado a uma transação entre bancos. "No final do dia, nenhuma instituição bancária pode estar deficitária. Então, para não ter o caixa negativo, os bancos emprestam dinheiro um para o outro. É uma espécie de empréstimo entre bancos. Para isso, eles cobram uma taxa muito próxima à Selic [hoje, 3,5% ao ano]", explicou.

Ele disse que isso não significa que o valor do CDI é reajustado automaticamente a partir do aumento da Selic. "Em tese, não é um reajuste automático, mas na prática a taxa do CDI fica bem próxima à taxa Selic", afirmou ele, que é também do canal Econoweek.

O erro dos investidores iniciantes

Agora que você entendeu que CDI é uma taxa de referência, já deve entender que não existe investimentos em CDI. Você não investe em CDI —ele é só uma referência para muitos investimentos em renda fixa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.