IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gastos do governo e outros temas que podem afetar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/05/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro notícias que podem movimentar a Bolsa nesta segunda-feira (31) e uma empresa para ficar de olho na Bolsa hoje.

1) Gastos do governo - O Banco Central divulga hoje a arrecadação tributária do governo, os gastos do governo e a dívida do país no mês de abril. O indicador ajuda o mercado a identificar a saúde financeira da máquina pública.

Além disso, será divulgado no mesmo horário o patrimônio líquido do governo referente ao quarto trimestre de 2020.

2) Focus - O Banco Central também divulga hoje o boletim semanal que mostra as projeções do mercado para indicadores importantes da economia, como inflação, PIB, dólar e a taxa básica de juros.

Isso pode causar movimentações na Bolsa, principalmente caso as expectativas do mercado tenham mudado em relação à última semana.

3) Comércio e Serviços - A FGV divulga a sondagem do comércio. A pesquisa avalia a confiança dos empresários do setor e mostra as expectativas deles em relação ao ambiente de negócio, faturamento, compras e contratações.

Diante das restrições ao comércio, por causa da segunda onda da pandemia no país, a sondagem será termômetro de como o setor pode se recuperar.

Além desse estudo, a FGV também apresenta a sondagem do setor de serviços, que foi um dos mais afetados pela pandemia e é um dos mais importantes do país.

Os dados ajudam a traçar uma tendência de curto prazo e um quadro geral das empresas do setor. Esses números são importantes para a tomada de decisão empresarial e de política econômica.

4) Confiança empresarial - A FGV também deve publicar um estudo referente à confiança dos empresários no país. O indicador mostra ao mercado a disposição dos empresários para realizar novos investimentos e até novas contratações.

Fique de Olho

Para o Fique de Olho de hoje, o analista Guilherme Cunha, da casa de análises Recomenda Ações, traz a companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp (SBSP3), uma das maiores prestadoras de serviços de água e esgoto do mundo.

A empresa apresentou receita líquida de R$ 496,9 milhões no primeiro trimestre de 2021, diferente do prejuízo de R$ 657,9 milhões apresentado no primeiro trimestre de 2020.

Para Cunha, a empresa está abaixo de seu preço justo —ou seja, o preço que a ação realmente vale—, abrindo oportunidade para investidores de longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.