PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Quer entrar na Bolsa? Veja 5 ações recomendadas por analistas nesta semana

Exclusivo para assinantes UOL

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/06/2021 04h00

Em uma semana marcada por muitas trocas de ações por parte das corretoras, cinco empresas de diferentes setores figuram entre os destaques das carteiras recomendadas —todas com duas indicações de investimento.

A pesquisa, realizada pelo UOL Economia+, engloba os portfólios divulgados por sete instituições. Veja as principais escolhas dos analistas nesta semana (de 14 a 18/6)*:

  • Conheça o UOL Economia+, serviço completo de orientação financeira do UOL para assinantes.
  • B3 (B3SA3): 2 recomendações
  • Gerdau PN (GGBR4): 2 recomendações
  • Klabin Unit (KLBN11): 2 recomendações
  • Rumo (RAIL3): 2 recomendações
  • Vale (VALE3): 2 recomendações

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Ativa Investimentos, Elite Investimentos, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap Investimentos, Terra Investimentos e XP Investimentos.

Estreias definem lista de destaques

Todas as cinco companhias que compõem o rol de destaques da semana figuram como novidade entre as carteiras de ações recomendadas.

A B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, fez sua estreia no portfólio elaborado pela MyCap; os papéis preferencias (PNs) da siderúrgica Gerdau passaram a fazer parte da lista indicada pela Guide; e as units (cesta de ações) da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país, estão entre as novas escolhas da XP Investimentos.

No caso da Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, e da gigante mineradora Vale, os papéis foram adicionados pela Mirae Asset Corretora e pela Ativa Investimentos, respectivamente.

Desse grupo, apenas a B3 e a Vale aparecem também entre as ações substituídas nesta semana. Os papéis da B3 deixaram a relação feita pela XP e os da mineradora foram trocados pela Guide.

As duas empresas também fizeram divulgações recentes ao mercado.

A B3 informou que o volume financeiro médio negociado diariamente no segmento ações, que engloba os mercados à vista, termo, futuro e opções, totalizou R$ 33,2 bilhões em maio, com alta de 27,6% no comparativo anual. Em relação a abril, houve crescimento de 2,2%.

De acordo com a Bolsa, o número de investidores ativos atingiu a marca de 3,7 milhões no mês passado, resultado 50,2% maior em relação a maio de 2020. Frente a abril deste ano, o incremente foi de 1,4%.

No caso da Vale, a empresa paralisou no início do mês a circulação de trens no Ramal Fábrica Nova, da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), localizado no Complexo Mariana (MG). A decisão ocorreu após notificação da Superintendência Regional do Trabalho de interdição das atividades em áreas próximas à barragem Xingu, da Mina Alegria. O órgão afirmou que a barragem corre risco de ruptura, o que foi negado pela Vale.

Trocas de ações crescem 69% na semana

Esta terceira semana de junho revela um volume expressivo de trocas nas ações indicadas pelas corretoras, segundo monitoramento feito pelo UOL Economia+ com sete instituições. No total, foram realizadas 22 alterações nas carteiras recomendadas, 69% a mais em relação à semana passada —quando 13 papéis foram substituídos.

Para se ter uma ideia, as 22 mudanças representam 55% do total de 40 ações selecionadas para esta semana.

A líder em alterações foi a XP Investimentos, que substituiu todos os cinco papéis escolhidos na semana passada. Ativa Investimentos, Guide e MyCap aparecem logo a seguir, cada uma com quatro novas companhias indicadas.

Elite Investimentos e Mirae Asset Corretora promoveram duas trocas de ações na semana, enquanto a Terra Investimentos realizou apenas uma mudança.

Alterações e portfólios completos indicados

Ativa Investimentos

Elite Investimentos

Guide Investimentos

Mirae Asset Corretora

MyCap Investimentos

Terra Investimentos

XP Investimentos

Obs: trocou todos os papéis escolhidos na semana passada.

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.