IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eletrobras e outros 4 temas que podem movimentar o mercado hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/06/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que podem afetar a Bolsa nesta terça-feira (22).

1) Eletrobras - O mercado deve repercutir nesta terça-feira (22) o encaminhamento da medida provisória que abre caminho para a privatização da Eletrobras.

Na segunda-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou o texto, mas até o fechamento deste vídeo, a casa ainda debatia propostas de mudanças.

Lembrando que o Congresso tem até esta terça-feira (22) para encerrar o assunto, ou a medida provisória perde a validade.

2) CPI da Covid - A CPI da Covid, comissão criada para investigar as atitudes do governo no combate à pandemia, continua nesta terça (22).

Na agenda, estão programadas as votações para a quebra de sigilo telefônico e bancário de diversas organizações responsáveis pela gestão da saúde no Rio de Janeiro.

Além disso, a comissão escuta o depoimento do ex-ministro da Cidadania Osmar Terra (MDB-RS), que deve esclarecer sobre o incentivo a medidas ineficazes no tratamento contra a covid-19.

3) Ata do Copom - O Banco Central divulga daqui a pouco a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que ocorreu na semana passada e resultou em um novo aumento da taxa básica de juros, a Selic, para 4,25% ao ano.

O documento explica a decisão sobre os juros e sinaliza os próximos passos da política monetária do BC.

4) BC dos EUA - O presidente do Fed, o Banco Central norte-americano, Jerome Powell, irá falar hoje na Câmara dos Representantes nos EUA.

Ele falará sobre as atitudes do Fed no combate à pandemia e pode dar sinais sobre as próximas decisões do órgão, especialmente quanto à taxa de juros e às medidas para conter a inflação no país.

5) Renda pessoal nos EUA - Ainda nos EUA, será divulgado o indicador de renda e despesas da população norte-americana referente ao primeiro trimestre de 2021.

A renda no país é importante, pois mostra como está a saúde econômica da população, que é uma das chaves para o aquecimento da economia. Por isso, o dado pode afetar o mercado nesta terça (22).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.